No mês de maio, a internet comercial no Brasil comemora duas décadas. Foi em 1995 que tivemos acesso aos primeiros provedores WWW, abertos a qualquer cidadão que pagasse por uma conexão – discada e de 14Kbps ou 28 Kbps. Na época, os computadores não eram um item de consumo popular, além de as opções de conteúdo no país serem limitadas: os sites eram tão poucos que era possível listá-los em um guia de jornal.
Hoje, o cenário é muito diferente. Podemos contratar servidores com conexão fibra ótica de até 200Mbs (1 mega é até 35 vezes mais rápido do que 28Kbps), desenvolvemos nossos próprios blogs e sites, vivemos uma vida inteira nas redes sociais.
Em nossas vidas profissionais, a mudança veio para aumentar a produtividade. Os profissionais do Direito continuam a ter seus Vade Mecum em cima das mesas de escritório; eles podem, porém, pesquisar a Constituição Federal e ou qualquer lei por meio de uma pesquisa no Google ou em sites e aplicativos específicos.
Isso sem contar com a inovação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que foi implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eliminamos as pilhas de processos, diminuímos a quantidade de papéis e facilitamos o dia-a-dia de advogados, promotores e juízes, algo impossível de se pensar sem a popularização da rede mundial de computadores. Se não fosse a internet, a Kurier e seus produtos não existiriam (pelo menos não do jeito que são hoje), facilitando também a vida do advogado.
Com a rapidez que a tecnologia avança, resta-nos esperar o que vai acontecer nos próximos anos. Sabemos que, em nosso meio, os especialistas em Direito Digital serão cada vez mais demandados, já que a nossa justiça tende a se virtualizar.
* Leandro Rodriguez Torres é diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Kurier.
Sobre a Kurier
A Kurier é uma empresa embarcada no Porto Digital, maior parque tecnológico do País, e tem experiência em soluções que contribuem para a otimização do trabalho de profissionais das áreas Jurídica, de Análise de Risco e de Marketing, a partir de sistemas de busca com armazenamento dos dados em nuvem, atualização diária dos conteúdos e alto grau de inteligência nos filtros para pesquisa.
O portfólio de clientes da Kurier inclui empresas como como Gerdau, Natura, Grupo Votorantim, Coca-Cola, Caixa Econômica, Petrobras e 11 dos 15 maiores escritórios de advocacia do Brasil, segundo revista Análise.