Voltar para sala de imprensa

Orientação profissional adequada evita excesso de idealização e preconceitos

Publicação traz informações e dicas para ajudar o aluno na escolha da carreiraSão Paulo, 07 de Julho 2004 – Três em cada quatro brasileiros sonham em mudar de profissão, o equivalente a 75% da população economicamente ativa. Entre os jovens, apenas 5% têm convicção da carreira que querem seguir. Dados como estes revelam que acompanhar e orientar os adolescentes durante a escolha da carreira profissional merece atenção especial, para evitar o excesso de idealização, mito e preconceito. Ciente dessa necessidade, o Pueri Domus Escolas Associadas está lançando o livro “Orientação Profissional em sala de aula”, do psicoterapeuta Leo Fraiman.

A obra apresenta muitos diferenciais e supre uma lacuna do mercado, apresentando um método estruturado de orientação ao professor que vai trabalhar o tema em sala de aula. A publicação foi formatada para ser utilizada em aproximadamente 20 aulas. O professor tem a liberdade de escolher se quer aplicar o conteúdo no primeiro ou no segundo semestre letivo. A flexibilidade do material didático também permite que seja adaptado à necessidade da escola. A obra traz informações atualizadas e dicas práticas de como ajudar o aluno na escolha da carreira e endereços de sites de empregos e estágios.

A cada 25 exemplares adquiridos, a escola leva como brinde o jogo “Mundo das Profissões”. Segundo Fraiman, a atividade foi idealizada para atrair a atenção dos adolescentes com uma linguagem juvenil, informações atualizadas sobre profissões e o mercado de trabalho. “Assim, em tom de brincadeira o estudante faz a ponte com o universo dos adultos, num processo de autoconhecimento, no qual irá adquirir noções de empregabilidade e empreendedorismo”, observa o psicoterapeuta.

Leo Fraiman destaca que o livro não traz testes psicológicos. “O objetivo do material é levar o aluno ao autoconhecimento para que ele possa encontrar um gradiente de afinidades em diversas áreas de atuação profissional e possa ser feliz”, diz.

Sobre o autor
Leo Fraiman é psicoterapeuta com mestrado e especialização “Psicologia Escolar” pela Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “Meu filho vai prestar vestibular, e agora?” (Editora Gente) e do CD-ROM “Guia do Estudante e Educação Profissional” (Editora Abril). Atualmente é apresentador do quadro “Orientação Profissional”, no programa Dia Dia da Band.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: