Evento vai contar com a participação de adolescentes e jovens da capital e do interior do Amazonas
Manaus, 21 de novembro de 2022 – Nos dias 21 e 22 de novembro, 50 adolescentes e jovens da capital e interior do Amazonas, entre 18 e 29 anos, participam da 2ª Oficina de Novas Lideranças Jovens HIV+ e LGBTIA+, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids e Rede de Jovens Amazonas+. O evento acontece durante os dois dias, das 8h às 17h, no Hotel Intercity Manaus, localizado na Rua Marciano Armond, 544, Bairro Adrianópolis.
“É fundamental garantir espaços de participação para que adolescentes e jovens possam fazer reflexões e gerar resultados por meio das suas próprias vivências. Nessa trajetória de garantia de direitos, o UNICEF tem apoiado governos e parceiros em todo o Brasil para que esses encontros sejam cada vez mais de fácil acesso para todos os adolescentes e jovens positivos, bem como os LGBTIA+, para que possamos buscar proteger esse público para que eles consigam ter a segurança no acesso integral ao tratamento adequado do HIV”, Antônio Carlos Cabral, especialista em Saúde e HIV do UNICEF Brasil.
A oficina terá como temas de debates os Direitos Humanos, da Sexualidade, Gênero, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Controle Social, Protagonismo e Liderança, Saúde física e mental e Assistência Social. A programação irá de desdobrar em duas perspectivas: dia 21 – debates sobre os Direitos Humanos LGBTIA+; e dia 22 – reflexões sobre o controle social, protagonismo, liderança e a vivência do HIV/Aids, bem como a prevenção combinada.
“A segunda Oficina de Novas Lideranças HIV+ e LGBTIA+ do Amazonas é um projeto que nasce a partir da necessidade de impactar a juventude do Amazonas, com o foco em promover o envolvimento de jovens positivos da Rede de Jovens AM+ e o movimento social organizado LGBT+ do Amazonas, no processo de participação e criação de ações para agendas 2022/2023, com o objetivo de trabalhar de forma técnica e organizada na perspectiva da cidadania desses sujeitos, bem como o fortalecimento do enfrentamento da LGBTFobia e do enfrentamento da epidemia do HIV no Amazonas”, enfatiza João Marcos Dutra, coordenador da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids do Amazonas.
A oficina terá como produto final um relatório para apresentar aos movimentos sociais, governos e parceiros sobre as agendas 2023 e 2024 e uma cartilha de orientação de prevenção referente a violação dos Direitos Humanos LGBT’s e a prevenção combinada do HIV. Além dos jovens da capital, o evento conta com participantes também dos municípios de Autazes, Borba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Rio Preto da Eva e Tabatinga.
Rede de apoio
O estado do Amazonas tem tido destaque nacional nos números epidemiológicos do Ministério da Saúde no que se refere à taxa de detecção de HIV, nos casos de Aids e de mortalidade. Este fato sinaliza a emergência de criação de estratégias e resposta à epidemia do vírus no estado amazonense com caráter emergente, tendo em vista a responsabilidade de todos os setores como governo, empresas privadas e terceiro setor.
Como forma estratégia de envolver atores jovens no enfrentamento da epidemia do vírus HIV na sociedade amazonense, a sociedade civil de adolescentes e jovens vivendo com HIV organizada do Amazonas, busca contribuir com um projeto que tem três finalidades: Engajamento Comunitário, Comunicação e Advocacy; e o Fortalecimento da Capacidade, para atender as demandas de políticas, de controle social, de protagonismo juvenil, do acolhimento à juventude positiva de Manaus e dos municípios, independente da forma de transmissão seja vertical ou não, ou de recém-diagnóstico para HIV ou pessoas internadas por decorrência da Aids.
Trajetória – No dia 24 de Novembro de 2021, na cidade de Brasília (DF), ocorreu o Workshop Nacional da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS (RNAJVHA), evento realizado com parceria da Rede com a UNICEF Brasil, no evento foi deliberado atividades de 2022 e 2023 para as bases estaduais da Rede Nacional. Como uma forma de cumprir esta agenda e visando a atual situação do Amazonas, a Rede de Jovens – AM propõe o projeto “II Oficina de Novas Jovens Lideranças HIV+ e LGBTIA+ do Amazonas”, este projeto ressalta a importância de dialogar com a sociedade amazonense sobre HIV e a própria juventude vivendo com HIV.