Voltar para sala de imprensa

O CinéWave, da Pinnacle Systems, ajuda a aprimorar a ação no filme “Matrix Reloaded”

O CinéWave RT Pro, um dos produtos da Pinnacle Systems para edição e composição de vídeo, foi utilizado para auxiliar a produção das cenas de ação do filme “Matrix Reloaded”, da Warner Bros, que estréia no próximo dia 23 nos cinemas de todo o país. A Ocean Vídeo, uma produtora norte-americana que participou da produção do longa-metragem, usou sua solução denominada Brainstorm, que incorpora o Pinnacle CinéWave móvel em um cenário de filmagem, a fim de oferecer aos diretores um imediato feedback de suas tomadas de ação realizadas em tempo real.

“Cenas de ação como as de Matrix Reloaded são uma tarefa muito difícil, dispendiosa e desafiadora”, comentou Jeb Johenning, da empresa parceira Ocean Video. “Utilizando o sistema CinéWave RT Pro possibilitamos que os diretores visualizassem previamente como seria a tomada final, antes que a filmagem real fosse feita. Isso permitiu que eles tomassem decisões cruciais rapidamente e concluíssem suas filmagens com menos tomadas”, completa o executivo.

A Ocean Video teve importância significativa na produção da principal cena de ação do filme, que demorou cerca de dois meses para ser filmada e apresenta diversas seqüências. Durante a produção, a produtora transmitiu o vídeo ao vivo diretamente da câmera de filmagem para um sistema CinéWave móvel equipado com um Apple Titanium PowerBook. Utilizando o recurso, Johenning teve condições de ajustar a velocidade e a composição do vídeo com imagens de plano de fundo. Em alguns minutos, e algumas vezes em segundos de filmagem, David Ellis, diretor da segunda unidade, e Kim Marks, diretora de fotografia, puderam examinar cuidadosamente o vídeo para garantir que seus objetivos fossem atingidos. No final das principais seqüências, a Ocean Video apresentava as tomadas completas aos diretores Andy e Larry Wachowski para revisão.

Durante a gravação, os diretores quiseram filmar uma seqüência de perseguição de carros com uma câmera de alta velocidade. Para isso, a Ocean Video pode utilizar o CinéWave para duplicar diferentes freqüências de reprodução, de modo que os diretores pudessem visualizar as diversas opções. Em uma outra cena do filme, a Ocean Video trabalhou dentro de um longo túnel localizado embaixo da Baía de São Francisco. Depois de gravar a tomada de vídeo com movimento normal a partir da câmera de filmagem, a Ocean Video usou o CinéWave e seu software de composição Commotion Pro para dar um efeito de gradação, pelo qual a ação tem sua velocidade modificada ao longo do tempo.

O sistema CinéWave também está ajudando a Ocean Video a se manter atualizada com as necessidades da indústria cinematográfica, incluindo o crescente interesse em formatos de alta definição. “A tecnologia de HD (alta definição) está cada vez mais sendo aceita pela comunidade da indústria cinematográfica, e o CinéWave nos proporciona uma vantagem real no ambiente de produção”, observou Johenning. “Com o CinéWave, podemos utilizar um único sistema para oferecer aos nossos clientes auxílio com vídeo SD (definição simples) e HD. Não existe a necessidade de nenhuma modificação quanto à hardware ou software, por isso, estamos preparados para qualquer projeto”.

Sobre o CinéWave
O produto CinéWave, da Pinnacle Sys, transforma o Final Cut Pro em um ambiente de produção de vídeo SD e HD de primeiro nível e com boa relação custo/benefício. Com uma abrangente compatibilidade com os formatos on-line e off-line, ilimitada organização em camadas, diversos efeitos em tempo real, edição não-linear avançada, controle de movimento, recursos de pintura e composição, tudo isso já integrado, os usuários do CinéWave têm a capacidade e a flexibilidade para realizar com sucesso qualquer projeto criativo. O CinéWave tem um baixo preço de venda sugerido de US $3.995. As atualizações para o CinéWave 4 deverão estar disponíveis ainda neste trimestre, nos Estados Unidos.

Sobre a Ocean Video
A Ocean Video, situada em Beverly Hills (Califórnia/EUA), foi uma das primeiras companhias de produção a utilizar tecnologias de ponta em vídeo e aplicá-las à indústria cinematográfica. O resultado disso foi o Brainstorm, uma das primeiras soluções portáteis de vídeo a gravar diretamente da câmera de filmagem, a fim de oferecer aos diretores a reprodução em várias velocidades, efeitos visuais e de composição. Fundada pelos sócios Jeb Johenning e Richard Goodman, em 1996, a Ocean Video tem ajudado na produção de diversos importantes filmes de ação, incluindo o filme Matrix original, Missão Impossível 2, Alien Resurrection (Alien, a ressurreição), Windtalkers, entre outros.

PERFIL DA PINNACLE SYSTEMS
A Pinnacle Systems (NASDAQ: PCLE) desenvolve soluções de produção de vídeo para broadcast, desktop e mercado de consumo, sendo líder em captura de vídeo e edição de vídeo em tempo real. A empresa está sediada em Moutain View (Vale do Silício), Califórnia, USA e possui escritórios no Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Singapura, empregando mais de 600 funcionários no mundo.

Descrição: Keanu Reeves em cena do filme “Matrix Reloaded” que estréia no dia 23 de maio no país.

Tamanho: 766 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: