Voltar para sala de imprensa

Música beneficia desenvolvimento e aprendizado das crianças

Arte estimula memória e raciocínio, alfabetização, melhora a concentração e auxilia na integração de corpo e mente

São Paulo, outubro de 2021 – Garantir que as crianças tenham um desenvolvimento completo é um dos maiores desafios dos pais. E no meio de tantas atividades estimulantes, a música e a arte desenvolvem importante papel nessa evolução dos pequenos. De acordo com a diretora Cristina Soares, da escola de Música e Idiomas em Domicílio, as crianças que aprendem a tocar algum instrumento musical antes dos cinco anos, apresentam a área frontal do cérebro, responsável pelo conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida. 

Uma pesquisa realizada por neurocientistas do Instituto do Cérebro da Universidade da Carolina do Sul, aponta que a música melhora diferentes competências, principalmente as de fala e leitura. Além de amadurecer com mais velocidade a via auditiva, trazendo como consequências o aumento das habilidades.  

Alfabetização  

A música pode trazer muitos benefícios na fase de alfabetização, uma vez que a sequência dos sons produzidos tem relação direta com a linguagem. As melodias infantis, por exemplo, auxiliam as crianças a entender o significado das palavras, principalmente quando reproduzidas com rimas e frases ou sílabas repetitivas. As crianças armazenam palavras ao ouvirem e cantarem uma música, e a dicção também pode ser melhorada. 

Memória e raciocínio 

O contato com a música também contribui para estimular a memória e o raciocínio lógico, pois fortalece algumas áreas do cérebro de forma que nenhuma outra linguagem é capaz. Elementos como timbre, tempo e tom são importantes para esse processo, pois para afinar um instrumento, por exemplo, para improvisar e criar, é preciso lembrar o som da nota. Se a criança aprende a cantar uma música, a memória sequencial é exercitada. 

Concentração 

Outra vantagem do contato das crianças com a música é o aumento da capacidade de concentração. Elas ficam sensibilizadas com os sons, o que potencializa os níveis de concentração, conseguindo analisar e perceber mais detalhes em diversas situações.  

Corpo e mente 

A linguagem musical permite que o corpo e a mente se integrem entre a sensibilidade e a razão, e entre a criatividade e os recursos técnicos, por exemplo. São questões importantes para o desenvolvimento infantil no que se refere a comunicação, consciência e expressão corporal. A criança desenvolve maior segurança emocional e aperfeiçoa a socialização, além de o contato com a música permitir que ela se expresse por meio do corpo. E isso pode ser demonstrando o que ela sente ao ouvir o som, cantando ou se movimentando. 

Considerando esses benefícios, a Casio desenvolveu uma linha de teclados destinados ao público infantil e que é uma ótima opção de presente para o Dia das Crianças que acontece em 12 de outubro. Os Miniteclados são comercializados nas cores laranja (SA-76), rosa (SA-78) e verde (SA-46) e o produto é ideal para os pequenos que estão iniciando uma nova aventura dentro do universo musical. O modelo conta com design inovador, display de LCD, 10 canções na memória e mais de 100 timbres e 50 ritmos.  

Inserir a educação musical na grade escolar das crianças é um dos melhores benefícios que os colégios podem oferecer. “Todos os estudos e pesquisas comprovam que o envolvimento com o universo musical desde os primeiros meses de vida, traz muitos benefícios para o corpo e a mente. E por isso o miniteclado é ideal para as crianças que desejam ter seu primeiro contato com um instrumento musical, pois ele oferece toda a tecnologia em sua composição”, afirma Samuel Cimirro, diretor executivo da Casio Brasil.  

O miniteclado está à venda em lojas especializas de música e nos principais varejistas. O preço sugerido é de R$ 511,00 para os modelos SA-76 e SA-78 de 44 teclas, e de R$ 400,00 para o modelo SA-46 de 32 teclas.  


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: