Voltar para sala de imprensa

Mudanças nos cenários do ensino superior forçam instituições de ensino a investirem em estratégias de marketing bem definidas

São Paulo, 12 de agosto de 2004 – O setor do ensino privado é o responsável pela maior parte da educação superior brasileira. Atualmente há mais de 3,4 milhões de universitários, número que deve crescer em torno de 9,3% até 2007, quando as matrículas chegarão a 5,2 milhões, segundo o último Censo de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O segmento de educação representa cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Mas a realidade do enriquecimento rápido de donos de universidades, faculdades e centros universitários começou há mudar nos últimos cinco anos, especialmente com o aumento na taxa de inadimplência, ociosidade e evasão. “Todo dinheiro fácil que tinha para ser ganho nesta área acabou”, afirma Carlos Monteiro, presidente da CM Consultoria. A concorrência acirrada faz transformar os números e começa a inverter o perfil do ensino superior: o da oferta maior que a procura. Segundo Monteiro, o lucro agora será suado e somente obtido pelas instituições que definirem e trabalharem na prática seu foco e posicionamento.

Estratégia, Inovação e Marketing são a essência da gestão
Hoje, os empresários do setor entendem que, para enfrentar este mercado, é necessário estratégias de marketing bem definidas. Insistir em ações que no passado geraram resultado pode ser perigoso, especialmente porque os cenários do ensino superior revelam algumas mudanças, entre elas: a crescente participação da classe C, do público feminino e de alunos acima dos 30 anos nos cursos superiores. Outra tendência a ser apontada é o crescimento da parcela vinda da população economicamente ativa (PEA). A projeção é de um aumento de 13,8% ao ano de universitários desse segmento.

De acordo com o presidente da CM Consultoria, o tripé estratégia, marketing e inovação são a essência da gestão de qualquer empreendimento. Um levantamento realizado pela própria CM Consultoria constatou que o investimento em marketing por aluno captado saltou de R$ 587,00 em 1997 para R$ 1.394,00 em 2002. “Mais uma vez entra a necessidade das IES profissionalizarem sua gestão e adotarem alternativas para reduzir despesas, sem perder qualidade”, enfatiza.

II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
Para discutir como trabalhar o marketing dentro das instituições de ensino superior, a CM Consultoria promove o II Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino, que acontecerá em São Paulo entre os dias 2 e 4 de setembro de 2004. O evento reunirá mantenedores, dirigentes, diretores e gerentes de marketing, representantes de agências de publicidade, assessoria de imprensa e consultores de marketing e comunicação.

Os painéis de debates irão traçar um panorama de todas as peculiaridades do marketing e da comunicação nas instituições educacionais. A programação inclui conferencistas de peso como Shemi Jacob, especialista em marketing lateral e Avi Bitan, fundador e diretor-geral do Inter-College Ltd, grupo que em 1997 passou a ser a extensão da University of Derby (Reino Unido) em Israel, e hoje é considerada excelência mundial em gestão de ensino superior privado.

Temas do Evento:
Marketing e Comunicação
Cenários e Tendências do Ensino
Marketing Estratégico
Marketing Social
Marca
Imagem
Endomarketing
Marketing Promocional

Gestão do Conhecimento
Panorama da Gestão do Conhecimento na Educação
O perfil do profissional de Gestão do Conhecimento na Educação
Os desafios educacionais da Sociedade do Conhecimento

Tecnologias Emergentes aplicadas a Educação
Portais Corporativos como diferencial competitivo
Educação a Distância
Gestão Tecnológica

Conferencistas Convidados
Ministro da Educação Tarso Genro
Avi Bitan (Israel)
Shemi Jacob (Israel)
Paulo Renato Souza
Cláudio de Moura e Castro
Francisco Madia de Souza
Jean Jacques Salim
Marco Aurélio Viana
Clemente Nóbrega
Gilberto Dimenstein
Frederico Litto
Jose Manuel Moran
Marcelo Correa
Marcos Dantas
Pedro Demo
Carlos Alberto Júlio

Serviço:
Evento: II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
Data: 2 a 4 de setembro de 2004
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo.
Informações pelo telefone (11) 3083-3373 ou pelo site www.marketingeducacional.com.

Sobre a CM Consultoria
A CM Consultoria oferece suporte para instituições de ensino superior, no planejamento, elaboração e instalação de novos cursos e para o recredenciamento dos já instalados. Com escritório central em Marília-SP, desde 1988, a empresa é especializada na organização e implementação de Universidades, de Centros Universitários e outras IES, orientando nossos clientes sobre as novas exigências da legislação e do mercado, que se mostra cada vez mais competitivo. Com freqüência a CM realiza seminários, voltados para a maior capacitação das IES, com a participação de profissionais atualizados e considerados agentes de transformação da nossa sociedade. Além disso, está apta a realizar auditorias e implantar programas de Qualidade Total no ambiente educacional, promovendo, em parceria com a sua equipe, a instalação do sistema de avaliação continuada de resultados.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: