São Paulo, 31 de agosto de 2004 – O ministro da Educação, Tarso Genro, estará na sessão de abertura do II Congresso de Marketing Educacional, programada para o próximo dia 2 de setembro, das 9h às 10h. Durante sua apresentação, o ministro traçará um panorama do setor e abordará os principais projetos do governo para o ensino superior. O encontro tem como público-alvo mantenedores, dirigentes, diretores e gerentes de marketing, representantes de agências de publicidade, assessoria de imprensa e consultores de marketing e comunicação.
Entre os destaques internacionais estão conferencistas de renome como Shemi Jacob, especialista em marketing lateral e Avi Bitan, fundador e diretor-geral do Inter-College Ltd, grupo que em 1997 passou a ser a extensão da University of Derby (Reino Unido) em Israel, e hoje é considerada excelência mundial em gestão de ensino superior privado.
Fórum de debates e intercâmbio acadêmico fazem parte da programação. Todas as peculiaridades do marketing e da comunicação, da gestão do conhecimento e da tecnologia nas instituições educacionais estão entre os temas discutidos pelos palestrantes. Paralelamente ao encontro, será realizada uma exposição de produtos e serviços. Além disso, serão apresentados cases de instituições de ensino superior brasileiras e algumas experiências internacionais que tiveram os melhores resultados já alcançados.
Estratégia, inovação e marketing são a essência da gestão
Num mercado onde a oferta é maior que a procura, a necessidade de captar alunos passa a ser a principal meta de qualquer instituição de ensino superior. Entretanto, muitas ainda estão apegadas aos métodos tradicionais de marketing e acabam investindo muito para alcançar os seus objetivos. Segundo um levantamento realizado pela CM Consultoria, com 56 instituições do País, o investimento em marketing por aluno captado saltou de R$ 587,00 em 1997 para R$ 1.394,00 em 2002.
Para o presidente da CM Consultoria, o tripé estratégia, marketing e inovação são a essência da gestão de qualquer empreendimento. “Mais uma vez entra a necessidade das IES profissionalizarem sua gestão e adotarem alternativas para reduzir despesas, sem perder qualidade”, enfatiza. Em sua opinião, hoje esses gestores têm de saber lidar com a crescente participação da classe C, do público feminino e de alunos acima dos 30 anos nos cursos superiores. “Além da parcela vinda da população economicamente ativa (PEA). A projeção é de um aumento de 13,8% ao ano de universitários desse segmento”, complementa.
Atualmente há mais de 3,4 milhões de universitários entre escolas públicas e privadas, número que deve crescer em torno de 9,3% até 2007, quando as matrículas chegarão a 5,2 milhões, segundo o último Censo de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O segmento de educação representa cerca de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e o setor do ensino superior privado é o responsável pela maior parte da educação superior brasileira.
Temas do Evento
Marketing e Comunicação
Cenários e Tendências do Ensino
Marketing Estratégico
Marketing Social
Marca
Imagem
Endomarketing
Marketing Promocional
Gestão do Conhecimento
Panorama da Gestão do Conhecimento na Educação
O perfil do profissional de Gestão do Conhecimento na Educação
Os desafios educacionais da Sociedade do Conhecimento
Tecnologias Emergentes aplicadas a Educação
Portais Corporativos como diferencial competitivo
Educação a Distância
Gestão Tecnológica
Conferencistas Convidados
Ministro da Educação Tarso Genro
Avi Bitan (Israel)
Shemi Jacob (Israel)
Paulo Renato Souza
Cláudio de Moura e Castro
Francisco Madia de Souza
Jean Jacques Salim
Marco Aurélio Viana
Clemente Nóbrega
Gilberto Dimenstein
Frederico Litto
Jose Manuel Moran
Marcelo Correa
Marcos Dantas
Pedro Demo
Carlos Alberto Júlio
Serviço:
Evento: II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
Data: 2 a 4 de setembro de 2004
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo.
Informações pelo telefone (11) 3083-3373 ou pelo site www.marketingeducacional.com
Sobre a CM Consultoria
A CM Consultoria oferece suporte para instituições de ensino superior, no planejamento, elaboração e instalação de novos cursos e para o recredenciamento dos já instalados. Com escritório central em Marília-SP, desde 1988, a empresa é especializada na organização e implementação de Universidades, de Centros Universitários e outras IES, orientando os clientes sobre as novas exigências da legislação e do mercado, que se mostra cada vez mais competitivo. Com freqüência a CM realiza seminários, voltados para a maior capacitação das IES, com a participação de profissionais atualizados e considerados agentes de transformação da nossa sociedade. Além disso, está apta a realizar auditorias e implantar programas de Qualidade Total no ambiente educacional, promovendo, em parceria com a sua equipe, a instalação do sistema de avaliação continuada de resultados.