São Paulo, 30 de setembro de 2004 – O MercadoLivre.com, maior site de comércio eletrônico e único parceiro do eBay no Brasil, apresentou em agosto o menor índice de fraudes de sua história e um dos mais baixos de toda a Internet brasileira. A pequena incidência – uma única negociação problemática a cada 10 mil transações efetuadas – é resultado da implementação de um programa de segurança aos usuários e combate à pirataria.
Entre as iniciativas adotadas pela companhia, estão a criação do Programa de Proteção à Propriedade Intelectual (PPPI), Programa de Proteção ao Comprador (PPC) e sistema MercadoPago, além de investimento na educação constante dos internautas, utilização de ferramentas de monitoração e uma equipe totalmente dedicada à investigação e segurança, análise de cadastros e suporte.
“Acreditamos que a educação dos usuários é indispensável para a confiabilidade das transações. O bom nível de informação de nossos compradores e vendedores, aliado à aplicação de tecnologia, monitoração dos anúncios e investigação de casos suspeitos, possibilitou a queda do número de fraudes para praticamente zero”, comentou o diretor-presidente do MercadoLivre.com no Brasil, Stelleo Tolda.
Lançado em janeiro deste ano, o MercadoPago é um sistema próprio de intermediação financeira no qual o comprador transfere o dinheiro a uma conta virtual no MercadoLivre.com, que libera o pagamento somente após o envio da mercadoria pelo vendedor.
Apenas nos seis primeiros meses, haviam sido feitas mais de 20 mil negociações por meio do MercadoPago e a companhia prevê um crescimento de 100% até o final do ano. Atualmente, cerca de 18% das ofertas postadas no site já aceitam o sistema como forma de pagamento e o valor médio das compras é de R$ 285, demonstrando a tendência de utilização do serviço para artigos mais caros.
O PPC – plano de reembolso ao usuário lesado em situações extraordinárias, desde que o comprador tenha tomado todas as cautelas sugeridas pelo site – foi outra iniciativa anunciada em janeiro para transmitir mais confiança aos internautas. Até o final de agosto, 54 usuários foram beneficiados pelo programa, com mais de R$ 14 mil repassados.
Combate à pirataria
O PPPI, instituído há dois anos em parceria com associações e empresas detentoras de marcas, tem o objetivo de receber notificações de seus membros e da comunidade de usuários, identificar e retirar do ar anúncios que firam direitos de propriedade intelectual de terceiros. Somente neste ano, já foram banidas mais de 97 mil ofertas de produtos potencialmente ilícitos.
“Nossa intenção ao firmar parceria com as associações representantes das indústrias de software, vídeo e fonográfica e com empresas de variados setores foi a de unir forças para a luta contra a pirataria. Temos interesse em manter um ambiente seguro e legal para o crescimento do comércio eletrônico e a falsificação de produtos é prejudicial a todo o mercado”, afirmou o executivo.
Segundo as associações representantes da indústria de software, vídeo e fonográfica – Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi) e Associação Protetora dos Direitos Intelectuais e Fonográficos (Apdif) – o combate à falsificação na Web é mais eficaz e atinge melhores resultados do que no mundo físico.
“O relato que temos dos membros do PPPI é de que, desde sua criação, já foi alcançada uma queda de cerca de 85% no índice de pirataria no site. Está provado que o programa funciona e pode servir de modelo para outras iniciativas na Internet”, concluiu Tolda.
Sobre o MercadoLivre.com
Presente no Brasil desde 1999, o MercadoLivre.com é o principal site de comércio eletrônico para comunidades de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo. Único parceiro do eBay – líder mundial no mercado de compra e vendas virtuais – na América Latina, atua também na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela. Atualmente, a empresa possui mais de 2,8 milhões de usuários cadastrados no Brasil e 5 milhões no continente. O site é hoje uma das URLs mais visitadas no Brasil, superando os 716 mil anúncios em agosto. A companhia reafirmou sua liderança no País ao comprar o iBazar e assumir a administração do Lokau.com. Para mais informações, visite www.mercadolivre.com e www.ebay.com.