Produtos originais e compatíveis brigam por segmento milionário que movimenta anualmente R$ 1.8 bilhões
São Paulo, 04 de setembro de 2003 – Com crescimento contínuo nas vendas, o mercado de suprimentos para impressão é ainda um filão muito promissor. Apesar de não existir pesquisa oficial sobre o assunto, fabricantes e varejo avaliam que no Brasil sejam consumidos mais de 23 milhões de cartuchos para impressoras por ano, com uma expectativa de aumento de 12% até 2004.
Do total de cartuchos consumidos, estima-se que 77% sejam originais e 23% sejam de produtos compatíveis, que a preços até 30% menores que os cartuchos originais, tornaram-se extremamente atraentes para o consumidor. Antes da chegada dos compatíveis os usuários eram onerados a cada 4 cartuchos de tinta a pagar por uma impressora nova. Hoje, a exorbitância dos preços chega ao ponto de os valores gastos com duas unidades se equipararem ao preço de uma nova máquina.
Devido ao alto custo dos suprimentos de impressão, hoje cartuchos de tinta e toner laser representam 60% do orçamento de escritórios com suprimentos de impressão. Isto impulsionou o surgimento de alternativas para os consumidores. Em se tratando de cartuchos de tinta, atualmente podem ser encontrados produtos originais (da marca do fabricante da impressora), compatíveis (marca independente, produzido também com material novo) e remanufaturados (usa recarga de tinta). Os primeiros ainda dominam o mercado, porém, ano a ano, os compatíveis ganham a confiança do usuário brasileiro e já abocanham quase um quarto do mercado.
Compatível abocanha hoje 23% do mercado de cartuchos
Com os compatíveis surgiu uma opção de qualidade e rentabilidade que oferece economia real a cada troca de cartucho. No último ano o uso de suprimentos compatíveis aumentou em 30%. O crescimento nas vendas tem uma explicação simples: o mercado brasileiro é sensível a preço, mas nem todo consumidor quer se arriscar a usar cartucho remanufaturado. Depois que os fabricantes reduziram os preços das impressoras novas e aumentaram os preços dos cartuchos como estratégia para garantir melhor lucratividade, os usuários não demoraram a buscar alternativas.
“Os compatíveis surgiram como alternativa aos consumidores, que até pouco tempo não tinham opção na hora de comprar suprimentos, ou se sujeitavam aos originais oferecidos pelas fabricantes das impressoras a preços exorbitantes ou caiam nas mãos dos reciclados e falsificados”, afirma Adelaide Anzolin, gerente de negócios da Maxprint.
Produzidos com material 100% novo, os compatíveis surgiram como alternativa mais econômica e ao mesmo tempo de qualidade. Com 10 anos de mercado e desde 2001 no ramo de cartuchos, a Maxprint, marca do Grupo Rio Branco dona de uma das mais completas linhas de suprimentos compatíveis, teve um crescimento nas vendas de 43% no último ano. A empresa é responsável por cerca de 6% do mercado total de cartuchos, o que representa um quarto do mercado de compatíveis. Até 2004, a empresa pretende atingir um faturamento de R$ 152 milhões, repetindo a performance de crescimento de 43%.
“Quando decidimos investir no ramo, apostamos numa fórmula de sucesso: produtos que conseguissem aliar alta qualidade e baixo preço. Nossos cartuchos proporcionam um desempenho idêntico ou superior aos da marcas dos fabricantes dos equipamentos a custos, em média, 30% mais baixos”, avalia Adelaide Anzolin, gerente de negócios da Maxprint.
A marca acabou por se destacar também por ser a única a oferecer garantia dupla, tanto de seu produto, quanto da impressora, mesmo que esta esteja fora do prazo garantido por seu fabricante. “No início, os consumidores ficaram receosos por confundirem, devido à falta de informação, os cartuchos compatíveis com os remanufaturados. Com o tempo e um forte trabalho junto ao público, este tabu tem caído por terra”, conclui.
A empresa vem apostando na conscientização dos usuários quanto ao conceito dos suprimentos compatíveis, projetados para garantir o mesmo desempenho que os produzidos pelas fabricantes das impressoras e com a vantagem de serem mais baratos. Disponíveis atualmente em mais de 80 modelos, os cartuchos Maxprint são compatíveis com os principais tipos das impressoras jato de tinta da HP, Epson e Canon, e os toners para HP e Lexmark.
Diferenças – compatível não é igual a remanufaturado
Os suprimentos compatíveis Maxprint utilizam tinta e cartucho completamente novos, fabricados em escala industrial com ez, enquanto os remanufaturados ou reciclados utilizam a carcaça de um cartucho original já esvarigoroso controle de qualidade internacional e projetados para serem usados somente uma vziado e o recarregam novamente com tinta. A marca é a única no mercado a oferecer dupla garantia que cobre o produto e até a mesmo a impressora em que o cartucho é utilizado.
Participação do Compatível nas principais marcas
Hoje há cartucho compatível para a maioria dos modelos de impressora. Quanto mais a indústria do compatível avança, mais sua participação de mercado é ampliada e proporcionalmente mais os originais perdem espaço. Para as impressoras Epson o mercado do compatível já oferece modelos que atendem o correspondente a 95% do consumo de suprimentos. Rapidamente, a Epson perdeu 55% de suas vendas para o compatível.
Até o momento, a HP, líder absoluta em vendas no Brasil, possuía apenas o correspondente 40% de sua demanda de cartuchos atendida pela indústria do compatível. Com os lançamentos, a Maxprint irá dobrar sua cobertura em HP, passando a atender 80% da demanda de cartuchos da marca. Os novos produtos atendem 66 modelos de impressoras e multifuncionais da HP. A linha de cartuchos Maxprint cobre ainda 25% da demanda de suprimentos para impressoras Cânon e 62% para impressoras Lexmark.