Voltar para sala de imprensa

MBA em Gestão Universitária capacita profissionais de instituições superiores a alcançar sucesso educacional e mercadológico

A expansão do sistema universitário brasileiro ocorrida nos últimos anos trouxe uma série de novas exigências para as Instituições de Ensino Superior. Ao mesmo tempo em que deve estar de olho na concorrência cada vez mais crescente, o gestor universitário deve adequar sua instituição ao nível de exigência do MEC. O curso de MBA em Gestão Universitária oferecido pela Universidade São Marcos tem o objetivo de auxiliar os profissionais do setor a alcançar o sucesso educacional e mercadológico. As inscrições para a turma de 2003 podem ser realizadas até o dia 14 de março.

A São Marcos é a única universidade do País a oferecer um curso com esse perfil. A programação tem um foco bastante prático e aulas quinzenais, o que atrai alunos de todos os estados do Brasil, como Brasília, Rio Grande do Sul, Roraima, Mato Grosso e de diversas regiões do Estado de São Paulo.

A professora Maria Helena Pessili de Oliveira é um exemplo de profissional que obteve rapidamente o retorno do seu curso de MBA. Depois de se aposentar pela USP de Ribeirão Preto procurou pela São Marcos quando aceitou o convite de uma instituição particular, a Universidade de Ribeirão Preto, para criar o curso de Enfermagem.

“Eu já tinha uma experiência profissional como professora, coordenadora de pós-graduação e em cargos administrativos. Entretanto, o curso me possibilitou entrar em contato com outros modelos de gestão”, enfatiza. Oliveira, que vai finalizar o MBA no primeiro semestre de 2003, acrescenta que a programação lhe deu uma segurança maior para realizar o seu trabalho. Segundo ela, as aulas ajudaram a adquirir uma visão macro que passa por todas as instâncias, que inclui planejamento, plano pedagógico, marketing, administração, recursos humanos, relacionamento com a comunidade, entre outras coisas.

A São Marcos mantém parcerias com a Universidad de Salamanca (Espanha) e a Université de Montréal (Canadá). Em 2003, serão realizados seminários internacionais nas duas universidades parceiras. Esses eventos são opcionais. A carga horária total é 400 horas, sendo 360 horas presenciais, 40 à distância e as demais destinadas aos seminários internacionais e atividades extras.

Programa
Segundo o coordenador do curso, Marco Antônio Silveira, alcançar o sucesso educacional e mercadológico dos Institutos de Ensino Superiores exige dos gestores o desafio de aliar a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão à competência gerencial para administrar fatores organizacionais como marketing, finanças, custos, recursos humanos, estratégia, sistemas de informação, qualidade, infra-estrutura e tecnologia. O objetivo é qualificar todos os profissionais envolvidos com a administração de faculdades, universidades e centros universitários.

O currículo do MBA oferecido pela São Marcos é pautado em cinco princípios: acadêmico, técnico, humano, simbólico-estratégico e ético-cultural. O primeiro é relacionado à organização, à prática e à integração do ensino, da pesquisa e da extensão. O segundo princípio inclui técnicas de gestão baseadas nas teorias da administração. O humano enfoca a valorização do capital intelectual à disposição das Instituições, enquanto o simbólico-estratégico abrange a sensibilização dos grupos internos. O último pilar, ético-cultural, aborda a imagem de marca e a responsabilidade social atribuídos às instituições.

O conteúdo do MBA, de acordo com o coordenador, auxilia os alunos a desenvolverem métodos para avaliação e elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional, aplicando novas tecnologias educacionais, entre outros temas importantes ligados à gestão educacional. Toda a discussão prática terá o embasamento teórico sobre a realidade e as tendências das Instituições de Ensino Superiores no Brasil e no exterior, além de incluir outros temas emergentes, como ética e responsabilidade social.

Programação do curso
O curso está estruturado em disciplinas e seminários presenciais, apresentação de trabalho de conclusão. O curso está organizado de forma a poder atender às necessidades específicas de cada participante; para tanto, entre outras coisas, cada participante é assistido continuamente por um docente-tutor. As aulas têm um enfoque prático e estão organizadas de forma a atender às necessidades específicas de cada participante. Seu corpo docente é composto por profissionais com sólida experiência em suas áreas de atuação, titulados por universidades de renome no Brasil e no exterior.

Serviço
Curso: MBA em Gestão Universitária
Carga horária: 400 horas, sendo 360 horas presenciais, 40 à distância e as demais destinadas aos seminários internacionais e atividades extras.
Período de inscrição: até 14/03
Início do curso: 21/03
Valor: R$ 700,00 (matrícula) + 13 parcelas de R$ 700,00
Local: Universidade São Marcos – Unidade João XXIIII
Endereço: rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176, Ipiranga.
Informações pelo telefone 3491-0517 / 3491-0500, pelo e-mail: gestaouniv@smarcos.br ou no site: www.smarcos.br

Sobre a Universidade São Marcos
A Universidade São Marcos foi fundada em 1970, com a inauguração da primeira unidade na região do Ipiranga, em São Paulo. Hoje, além de 6 unidades do campus em São Paulo, a instituição mantém um campus em Paulínia, região de Campinas. Ao todo, a Universidade oferece 23 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas, ciências e saúde, além de vários cursos de pós-graduação e de extensão.

Descrição: Prédio da Universidade São Marcos
Tamanho: 711K
Clique aqui para ver a imagem ampliada


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: