A.T. Kearney divulga pesquisa feita com diversos players do segmento
São Paulo, outubro de 2017 – A A.T. Kearney, consultoria de gestão de negócios, com mais de 90 anos de trajetória global e uma das 4 maiores do mundo, está divulgando novo relatório do setor automotivo, que apresenta desafios e oportunidades do segmento para os próximos anos.
A pesquisa feita com os principais players do setor revela que o mercado de veículos novos deve crescer entre 1,5% e 2% até 2020, enquanto os lucros no segmento podem crescer entre 6% e 7/% anualmente durante o mesmo período.
“As análises de cenário que desenvolvemos para o segmento automotivo revelam que os próximos anos serão propícios para a consolidação, com diversas oportunidades de fusões e aquisições”, afirma Sergio Eminente, Diretor da A.T. Kearney Brasil e um dos responsáveis pelo estudo.
A pesquisa também confirmou o cenário atual de retração econômica. Apesar do Brasil ainda se manter como o 9º maior mercado global de veículos, com vendas de 2 milhões de unidades em 2016, esse número diminuiu, em média, 6% por ano durante os últimos cinco anos.
O lançamento do programa Inovar-Auto, em 2012, foi uma tentativa de contornar esses desafios, ao propor uma política de impostos criada para promover inovação tecnológica e o desenvolvimento da indústria automotiva. “Agora, fatores como a crise e a depreciação do real apontam que as fabricantes precisam fortalecer sua estratégia e suporte para o avanço tecnológico da indústria nacional de autopeças”, detalha Eminente.
Olhando o futuro, as oportunidades também existem no mercado brasileiro de pós-venda. Hoje o Brasil conta com 150 mil empresas no segmento que enfrentarão transformações profundas nos próximos dez anos e impactarão diretamente o setor como a evolução da direção autônoma, do conceito de mobilidade e da inteligência artificial.
Seguindo essa linha, começa em 2018 o Programa Inovar Auto II – Rota 2030, que tem como pontos principais:
- Desenvolvimento de produtos com eficiência energética;
- Dispositivos e tecnologias de segurança;
- Estímulos a produção local;
- Industry 4.0 – conceito da internet industrial que cobre conectividade, automação, uso de dados e IoT.
“Percebemos que ainda existe uma rota de crescimento no Brasil quando olhamos a proporção de carros por habitantes em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa é de 812 carros para cada 1.000 habitantes; na Itália 690; Japão 589, enquanto no Brasil apenas 259 para cada 1.000 habitantes”, detalha o executivo.
Outro fator potencial de mercado é o indicador que mede o registro de novos veículos no país. “Em 2000, foram 1,3 milhão de novos carros em circulação. Em 2013, esse número subiu para 3,8 milhões e, em 2016, o total foi de 2,6 milhões. Ou seja, temos espaço para crescer de forma estratégica, criando produtos que atendam esse novo cenário 4.0”, conclui.