Voltar para sala de imprensa

Livro mostra o que é preciso saber e ter para desenvolver a competência profissional

No texto, o autor Guy Le Boterf desenvolve os três conceitos, amplamente requisitados nas empresas, organizações e universidades: o modelo combinatório da competência, a navegação profissional e a competência coletiva.

Capa do livro São Paulo, 17 de setembro de 2003 – “O profissional é aquele que sabe administrar uma situação complexa”. Com esta afirmação, Guy Le Boterf inicia no livro, “Desenvolvendo a Competência dos Profissionais”, uma discussão em torno das exigências do mercado de trabalho, tanto em relação ao trabalhador, quanto em relação à empresa. Em sua terceira edição nos Estados Unidos e novidade no Brasil, a obra é uma publicação da Bookman, selo da Artmed Editora.

Segundo o autor, em uma conjuntura incerta e difícil, ser reconhecido pelo profissionalismo se torna uma garantia contra os riscos de mudança e um trunfo para administrar sua mobilidade social e, portanto, sua empregabilidade. “O profissional deve saber executar o que é determinado e, também, ir além daquilo foi preescrito”, completa.

No texto, Guy Le Boterf desenvolve os três conceitos, amplamente requisitados nas empresas, organizações e universidades: o modelo combinatório da competência, a navegação profissional e a competência coletiva. O primeiro mostra que uma competência profissional é resultado da mobilização de vários recursos. “O saber combinatório está no centro de todas as competências”, resume o autor.

Já o segundo revela que cada um pode decidir seus percursos de profissionalização, levando simultaneamente em conta as exigências da empresa. E o terceiro conceito explica que é uma prioridade que emerge da articulação e da sinergia entre as competências individuais e as redes híbridas de competências.

Desta forma, este panorama que o autor traça propõe que o desenvolvimento das competências depende de uma tripla responsabilidade: da própria pessoa, do gerenciamento do trabalho e do sistema de formação. “Confrontadas com a complexidade e com a incerteza, organizadas em estruturas heterogêneas e flexíveis, as empresas e as organizações devem dispor de homens e mulheres capazes de enfrentar o inédito e a mudança permanente”, conclui.

Sobre o autor
Guy Le Boterf é Docteur d’État em Letras e Ciências Humanas. Diretor geral de Lê Boterf Conseils. Especialista reconhecido em gerenciamento e desenvolvimento das competências, também é autor de inúmeras obras e artigos. Recebeu a menção especial do Grand Prix do livro de gerenciamento e estratégia.

Serviço
Livro: Desenvolvendo a Competência dos Profissionais
Autor: Guy Le Boterf
Formato: 16X23 cm; 280 páginas
Preço: R$ 42,00
A venda nas principais livrarias de todo o país ou pelo site: www.artmed.com.br.

Sobre a Bookman:
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: