Voltar para sala de imprensa

Livro mostra conceitos e funções da linguagem C#, preferencial para o sistema operacional .NET

Obra aborda detalhadamente todos os aspectos e recursos disponíveis da linguagem de programação necessária a nova plataforma .net, que representa a próxima geração do Microsoft Windows e Internet.

O livro apresenta uma obra de qualidade para iniciantes, intermediários e avançados, tratando do assunto de forma detalhada.São Paulo, 22 de janeiro de 2004 – Que o mundo tecnológico anda a todo vapor, nós sabemos. A cada dia, novos e melhores recursos aparecem no mercado e o que demorou meses para entrar na cabeça torna-se obsoleto em segundos. O desafio agora é conseguir acompanhar o ritmo da revolução prometida para os próximos anos. Trata-se da plataforma .NET que representa a nova geração da Microsoft para Windows e Internet. Dentro desse enorme conceito, C#, que deriva do C/C++ e alia a alta produtividade do Visual Basic, é a linguagem preferencial para este sistema operacional.

As funções do C# e as formas de aplicação dentro da plataforma. NET foram reunidas por Fabio Galuppo, Vanclei Matheus e Wallace Santos no livro “Desenvolvendo com C#”, lançamento da Editora Bookman. A obra explora todas as opções do compilador e características da linguagem em exemplos claros. Para Galuppo o objetivo do livro foi trazer uma obra de qualidade para iniciantes, intermediários e avançados que trate do assunto de forma detalhada. “O título segue um padrão que pode ser usado nas escolas e em universidades”, explica.

Galuppo diz que a iniciativa da Microsoft em criar a tecnologia .NET foi para atender uma demanda de mercado e oferecer uma plataforma de desenvolvimento unificada, produtiva e poderosa para diversos tipos de desenvolvedores (C#, C++, Delphi, Java, Cobol, entre outros). “A necessidade primária é atender times de desenvolvimento que lidam com diversos tipos de projetos. Anteriormente cada plano demandava um estudo adicional das tecnologias e normalmente era necessário reaprendê-las”, esclarece.

No livro, os autores reforçam os conceitos básicos nos primeiros capítulos, com exemplos mais simplificados. A partir do décimo, adicionam detalhes mais avançados sobre o assunto discutido. No capítulo 12, mostram exemplos mais complexos sobre threading, programação assincrona, reflection, sockets, entre outros. “O que me deixa satisfeito com este título é que eu sou um profissional exigente e eu o utilizo como referência no meu dia-a-dia. Se isto funciona para mim, pode ter certeza que vai funcionar para outras pessoas”, observa o autor.

A grande vantagem da plataforma .NET é ser independente de linguagem de programação, afirma Galuppo.
Dependendo da aplicação o computador precisar ter o .NET Framework instalado na máquina. Os próximos sistemas operacionais Windows estarão equipados com ele. O que vai acontecer daqui a pouco é a necessidade de atualização do Windows 98 e Windows XP.

Mas, como toda tecnologia, a .NET também apresenta desvantagens. Como a aplicação roda num servidor e o usuário utiliza-a através de um browser, na ausência da rede intranet ou internet ela não funciona. “Se estiver viajando e quiser acessar algum programa, mas no local não há conexão, você não tem como acessar seu sistema via Web, ou seja, a aplicação não roda em off-line“, exemplifica o autor.

O autor mostra-se otimista em relação à nova tecnologia da Microsoft: “A Plataforma .NET veio para ficar!”. Para ele, este é um investimento que um profissional deve fazer, pois uma mudança radical para o mundo .NET pode acontecer em breve. “Daqui a uns 2 ou 3 anos, o .NET estará não só no ambiente de trabalho, como no espaço doméstico”, alerta.

Sobre os autores
Fabio Galuppo é aquiteto e desenvolvedor de software. Atuou em diversos projetos de .NET, Windows DNA, SAP R/3 e integração de sistemas. Detém o título Microsoft Most Valuable Professional (MVP – .NET/ Visual C++). Como co-fundador da Objective Technologies – a verdadeira empresa .NET, trabalha diretamente como mentoring, desenvolvimento e treinamento, prestando serviços para uma grande variedade de clientes. Atua na comunidade Microsoft escrevendo e ministrando palestras. É colaborador do MSDN Brasil, do Universal Thread e, principalmente, do Desenvolvendo .NET.

Wallace Santos é arquiteto e desenvolvedor de software, colaborador do site MSDN. Também detém título Microsoft Most Valuable Professional (MVP – .C#/ Visual Basic .NET). Atualmente trabalha na Datasul S.A.como arquiteto .NET, auxiliando a empresa nas decisões relativas ao emprego da tecnologia Microsoft .NET.

Vanclei Matheus é desenvolvedor de software com experiência em projetos de sistemas com SQL Server. Atualmente trabalha na Datasul S.A. como desenvolvedor no time Business Intelligence.

Serviço
Livro: Desenvolvendo C#
Autor (es): Fabio Galuppo, Vanclei Matheus e Wallace Santos
Formato: 17,5 x 25 cm; 496 páginas.
Preço de capa: R$ 84,00.
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br

Sobre a Bookman:
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: