Voltar para sala de imprensa

Livro mostra a rotina dos profissionais do InCor na recuperação de pacientes no pós-operatório

Obra pretende preencher uma lacuna na literatura médica referente aos cuidados com pacientes após cirurgia torácica e cardiovascular

Obra pretende preencher uma lacuna na literatura médica referente aos cuidados após cirurgia torácica e cardiovascularSão Paulo, 27 de novembro de 2003 – A Artmed Editora lança o livro “Pós-Operatório de Cirurgia Torácica e Cardiovascular”, organizado pelos médicos brasileiros José Otávio Costa Auler Jr. e Sérgio Almeida de Oliveira. A obra mostra a rotina dos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração – InCor, em São Paulo, especializada na recuperação de pacientes após cirurgia cardíaca.

Segundo o anestesista José Otávio Costa Auler Jr. este livro é um guia de condutas e pretende preencher uma importante lacuna na literatura médica referente aos cuidados intensivos no pós-operatório. “Os livros existentes abordam o tema de modo superficial”, reforça.

Dividido em 39 capítulos, o título apresenta em cada um deles os cuidados necessários com os pacientes, desde a alta da UTI até o tratamento da dor por meio de medicamento que, normalmente, envolve a presença do enfermeiro, pois este desempenha o papel de ligação do médico com o paciente. “O enfermeiro deve ser instruído e instruir-se para dar assistência ao doente, proporcionando o alívio da dor”, esclarece o anestesista.

A obra destaca a admissão e os critérios de alta da UTI. Segundo os organizadores a literatura atual é limitada quando se refere à descrição de protocolos bem-definidos. “Dedicamos um capítulo para propor linhas de procedimento durante o pós-operatório imediato, bem como definir parâmetros mínimos de segurança para que se permita que o paciente dê continuidade a sua recuperação em enfermaria”, observa Auler Jr.

O texto reúne a teoria e a prática facilitando o acesso de profissionais e estudantes às informações úteis dessa área da medicina. “O título também pode ser voltado aos médicos que trabalham na UTI geral, bem como aos internos e anestesiologistas não-ligados à cirurgia cardíaca”, completa o médico

Sobre os organizadores
José Otávio Costa Auler Jr. é professor titular da disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Serviço de Anestesiologia e Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica do Instituto do Coração.

Sérgio Almeida de Oliveira é professor titular da disciplina de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor da Divisão de Cirurgia do Instituto do Coração.

Serviço
Livro: Pós-Operatório de Cirurgia Torácica e Cardiovascular
Organizadores: José Otávio Costa Auler Jr. e Sérgio Almeida de Oliveira
Formato: 17,5 x 25; 400 páginas
Preço: R$ 89,00 
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: