A obra é considerada a mais atualizada do mercado e se destaca pelas descrições claras e metodologia de ensino
São Paulo, 22 de outubro de 2003 – Mostrar como se estruturam a teoria do circuito elétrico e a do eletromagnetismo é a proposta dos autores Charles K. Alexander e Matthew N. O. Sadiku no livro “Fundamentos de Circuitos Elétricos”, da Editora Bookman. A obra foi traduzida por Gustavo Guimarães Parma, doutor em engenharia elétrica e professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG e se destaca por ser o livro mais atualizado do mercado.
Cada capítulo começa com uma nota bibliográfica sobre os pioneiros da engenharia elétrica. Fórmulas, como a da corrente elétrica, potência e tensão, aparecem em boxes para ajudar o leitor a classificar o que é mais importante. Termos essenciais da área são definidos e destacados, a fim de garantir que os leitores entendam o assunto de forma mais clara. Para mostrar como a teoria é empregada na prática, cada exemplo ilustrativo é imediatamente seguido por um problema prático com resposta. O objetivo deste recurso é testar a compreensão de cada conceito mostrado no livro.
No fim de cada capítulo, há dez questões de múltipla escolha, todas com resposta. “Essas questões foram elaboradas para cobrir pequenas ’armadilhas’ diante de um ou outro assunto abordado em cada parte do livro”, esclarecem os autores.
O título está divido em três partes. A primeira abrange do capítulo 1 ao 8 e cobre as leis e teoremas fundamentais, técnicas de circuitos, elementos ativos e passivos. Na parte dois, que engloba do capítulo 9 ao 14, apresenta fasores, análise senoidal de regime permanente, potência CA, valor rms, sistemas trifásicos e resposta em freqüência. A conversão Laplace, série Fourier e análise de sistemas de duas portas são temas abordados nos últimos capítulos.
Junto ao livro vem um CD-ROM, que contém uma seção de tutorias sobre resolução de problemas, análise e projeto, desenvolvida para dar maior suporte aos conceitos importantes do livro.
Serviço
Livro: Fundamentos de Circuitos Elétricos
Autor: Charles K. Alexander e Matthew N. O. Sadiku
Formato: 21×28 cm; 860 páginas
Preço: R$ 136,00
A venda nas principais livrarias de todo o país ou pelo site: www.artmed.com.br.
Sobre a Bookman
A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.