Voltar para sala de imprensa

Livro desmistifica conceitos da língua de sinais brasileira

Obra aborda os aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da comunicação espaço-visual usada, principalmente, entre os portadores de deficiência auditiva.

Obra aborda aspectos da comunicação espaço-visual usada entre os portadores de deficiência auditiva.São Paulo, 27 de novembro de 2003 – A Artmed Editora lança o livro “Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos”, de autoria das tradutoras-intépretes Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp. A obra descreve e analisa a língua de sinais, apontando seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos.

Em complemento às análises e explicações, o livro traz fotos que transmitem a idéia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal, tornando o texto ainda mais atrativo. Segundo as autoras, a língua de sinais exige, além dos movimentos manuais, a mudança da expressão facial e a direção do olhar.

O livro está divido em quatro capítulos. O primeiro explica de modo geral o que é a lingüística e as áreas em que ela engloba. Posteriormente, introduz a língua de sinais brasileira e desmistifica paradigmas relacionados a ela. O segundo capítulo aborda a fonologia, que determina quais são as unidades mínimas que formam os sinais. Morfologia e Sintaxe são os assuntos dos dois últimos capítulos.

As autoras esforçam-se em deixar claro que as línguas de sinais são naturais, ou seja, possuem um sistema lingüístico legítimo. “É comum pessoas acreditarem que a língua de sinais aplica-se apenas aos surdos, quando na verdade atende a todos os critérios de uma língua genuína”, esclarece Lodenir.

Outro ponto destacado é a questão da universalidade da língua dos sinais. “Ela abre espaços para diferenças regionais tanto quanto a verbal”, explica a autora. Um exemplo claro desta distinção é o sinal manual para o “Não”. No Brasil, o gesto tem o significado negativo. O mesmo para os americanos significa “onde”.

A obra é voltada ao público em geral, em especial para os profissionais com conhecimento em lingüística ou que trabalham com o assunto, sem esquecer de estudantes e dos portadores de deficiência auditiva.

Sobre as autoras
Ronice Muller de Quadros é ouvinte, pedagoga, mestre e doutora em Lingüística, professora e pesquisadora na UFSC/EED/ Nucleind, coordenadora do Grupo de Estudos Surdos – GES, consultora em cursos de formação de professores para surdos e intérpretes de língua de sinais.

Lodenir Becker Karnopp é mestre e doutora em Lingüística, professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua na área de lingüística das línguas de sinais e educação de surdos.

Serviço
Livro: “Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos”
Autora: Ronice Muller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp
Formato: 16×23 cm; 224 páginas.
Preço de capa: R$ 36,00
Preço Promocional na 49ª Feira do Livro de Porto Alegre: R$ 30,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: