Voltar para sala de imprensa

Leilão on-line gera o acesso mensal de mais de 200 mil pessoas ao MercadoLivre.com e representa 20% do faturamento do site

O tráfego gerado pelos leilões é estratégia eficaz utilizada por usuários que precisam regular o preço de produtos que ainda não são praticados pelo mercado

Através do MercadoLivre.com, é possível comprar e vender produtos antigos e inéditos no mercado por preço fixo ou através de leilão.São Paulo, 26 de setembro de 2003 – Associado ao eBay e detentor de 94% do market share em leilões de artigos novos e usados, o MercadoLivre.com é também o maior site de e-commerce da América Latina. Nele é possível comprar e vender produtos antigos ou inéditos no mercado por preço fixo ou através de leilão. Porém, os leilões on-lines garantem maior repercussão aos produtos anunciados e são utilizados até mesmo como estratégia de vendas por alguns usuários do site. Objetos doados por personalidades, como o vestido usado pela Ivete Sangalo na capa da Revista Nova desse mês, tornam esse modelo de negociação ainda mais atraente.

O crescimento dos modelos de negociação, tanto por preço fixo quanto por leilão, é uniforme – cerca de 9% mensalmente. “Os produtos anunciados em leilão correspondem à menor parte do volume negociado no site – são apenas 20% contra 80% a preço fixo”, explica Stelleo Tolda, diretor-presidente do MercadoLivre.com. Mesmo com uma diferença percentual bastante significativa, o segmento é responsável por quase metade das ofertas realizadas por compradores. Esta categoria soma mais de 67 mil artigos à venda, incluindo usados, novos e beneficentes.

Além dos famosos leilões que acontecem periodicamente no site, como os de chuteiras e camisas de jogadores populares e peças do vestuário de atrizes e modelos, muitos produtos novos são procurados pelos internautas. Dentre os leilões mais visitados do MercadoLivre.com estão os de eletrônicos, como a câmera Nikon F100 e o CD Player da Pioneer, assim como os de aparelhos telefônicos. Há ainda os artigos esportivos, como camisas de times de futebol e tênis importados. As coleções também merecem destaque: gibis, brinquedos, autógrafos e memorabília são exemplos clássicos de produtos que são bastante procurados pelos internautas que acessam o site.

Comunidade
Aproximadamente 55 mil pessoas realizam transações virtuais através de leilão pelo MercadoLivre.com. As vendas on-line são alternativas de emprego ou mesmo uma maneira de garantir a renda mensal. Alguns chegam a lucrar até R$10.000,00 por mês. “Há vendedores que deixaram de ser prestadores de serviço para se dedicarem exclusivamente às vendas pelo site”, conta Tolda.

Estratégia de vendas
A opção por vender através de leilão on-line é adotada pelos maiores vendedores do MercadoLivre.com. Com a estratégia, eles conseguem regular o preço de seus produtos anunciados e ainda gerar acessos à sua lista de anúncios a preço fixo. Algumas vezes, pode-se concretizar uma venda ainda mais lucrativa, se comparada a uma venda a preço fixo, por exemplo.

Como comprar por leilão
Os produtos anunciados geralmente são oferecidos pelo preço inicial de R$1,00 e muitos deles são artigos difíceis de encontrar em lojas convencionais, como por exemplo, máquinas de escrever. Para efetuar a compra, são dados lances por diversos usuários e o site disponibiliza informações como o preço atual, quantidade de ofertas e tempo restante. Antes de efetuar o lance, é importante que o consumidor virtual faça as perguntas necessárias ao vendedor, principalmente quando às formas de pagamento e entrega do produto. Segundo pesquisa do e-bit, empresa de pesquisa e marketing on-line, a comodidade em comprar via internet é o argumento mais citado pelos consumidores (93%) para justificar negociações virtuais.

Segurança
Para garantir maior segurança aos seus usuários, o MercadoLivre.com utiliza um sistema de qualificação dos negociantes. Trata-se de um método que permite saber a quantidade de negócios já realizados por determinado vendedor e quantas pessoas ficaram satisfeitas com os produtos que receberam. Quanto maior for a classificação do vendedor (expressa em número de votos positivos), maior a sua confiabilidade.

Sobre o MercadoLivre.com
MercadoLivre.com (www.mercadolivre.com) é o principal site de comércio eletrônico e leilão para comunidades de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo. A empresa opera atualmente em oito países nas Américas, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Venezuela, Equador e Brasil, onde atua desde 1999. Os usuários da companhia incluem pessoas físicas e empresas que regularmente compram e vendem produtos e serviços em mais de 20 categorias. No mundo, o eBay, que é associado do MercadoLivre.com, é líder no mercado de leilões virtuais.

A empresa pontocom que em outubro de 2001 havia adquirido a filial brasileira do iBazar (www.ibazar.com.br), como parte de um acordo firmado com o eBay (www.ebay.com) para a América Latina, reafirmou sua liderança do mercado de compra e venda da Internet brasileira em dezembro último, ao assumir a administração do Lokau (www.lokau.com.br).

O MercadoLivre.com também mantém presença na Internet brasileira por meio de parcerias nos portais MSN (da Microsoft), UOL, BOL, Terra, iG, AOL, Yahoo, iBest, Google, Globo.com, Abril.com, além de mais de 3.500 sites afiliados que oferecem aos internautas mais de 420 mil produtos únicos à venda por mês. Entre seus principais acionistas estão JPM Partners, Goldman Sachs, GE Capital, Hicks Muse Tate, Furst e CRI – Santander Central Hispano – e eBay.

Objetos como o vestido da cantora Ivete Sangalo tornam os leilões ainda mais atraentes

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: