Voltar para sala de imprensa

Kibop chega ao país especialmente projetado para brasileiros

São Paulo, 20 de setembro de 2004 – Chega oficialmente ao Brasil o site de relacionamento on-line desenhado por brasileiros para atender os países latino-americanos e criar redes sociais mais seguras por meio da Internet. Trata-se do Kibop, que se diferencia dos demais de sua categoria por permitir acesso ao perfil de pessoas que estejam ligadas por até cinco níveis de amigos. Além disto, o site conta com inúmeros diferenciais para brasileiros: totalmente em português, é o único que possui sala de bate-papo, interface altamente amigável com linguagem simples, fácil de usar, além de acesso rápido e inibição ao spam.

Graças a sua estrutura escalonada, o site reproduz a forma como as conexões de relacionamento ocorrem na sociedade moderna e gera comunidades mais confiáveis onde novos amigos são apresentados apenas por amigos de amigos. O site mostra qual é o caminho de onde provém cada pessoa com quem o usuário se relaciona. Isto porque o Kibop foi especialmente projetado para o público brasileiro com ferramentas e conceitos mais adequados ao gosto e comportamento nacional.

O Kibop foi criado pela brasileira Daniele Levy, de 34 anos, para permitir a sua comunicação com amigos de várias localidades. Atual CEO da empresa, Daniele está fora do país desde 1992: morou por três anos na Venezuela e mais tarde mudou-se para os Estados Unidos, onde vive até hoje. “Queria ficar próxima aos amigos que fiz nos países onde morei”, explica. Por esse motivo, decidiu criar um site que respeitasse as particularidades de cada país. “Nossa preocupação é que as pessoas sintam-se em casa, estamos nos focando principalmente no público brasileiro e da América Latina”.

Para viabilizar o projeto, Daniele associou-se ao americano Al Lieb, atual CTO da empresa, profissional de sucesso responsável pelo desenvolvimento técnico do evite.com. O executivo de Tecnologia executou o projeto em 6 semanas depois de realizar pesquisa intensiva para construir uma grande rede global escalonada, ou seja, que traçasse em um mapa como as pessoas se conectavam entre elas. Para viabilizar financeiramente sua nova empresa, a empreendedora apresentou seu projeto a investidores e rapidamente captou aporte de capital de um “angel” do Silicon Valley.

Segundo Daniele, a idéia do Kibop é ser um espaço para conhecer novas pessoas, de uma maneira segura, como acontece na vida real: através de amigos dos amigos. “Queremos ser uma grande comunidade virtual que conecta as pessoas on-line por meio de seus próprios círculos de amigos para conhecer pessoas novas, sair, namorar, trocar idéias, recomendações e muitas outras coisas”, explica.

Convite é dispensável
Para se cadastrar, é dispensável convite. O novo usuário pode entrar e iniciar um grupo próprio ou então ser convidado para participar de um grupo já existente. Quem quiser pode convidar amigos por e-mail, MSN ou importar os endereços cadastrados no Outlook.

Segurança é o diferencial do Kibop
Na hora de se cadastrar, o usuário escolhe se prefere manter seu perfil público ou privado. Quem opta por manter público, pode ver e enviar mensagens para outros associados com a mesma opção assim que conclui o cadastro no site. No entanto, as fotos publicadas por esses usuários sofrem uma defasagem de 48 horas para serem analisadas antes de publicadas no Kibop.

Na opção “perfil privado”, apenas os usuários que fazem parte de seu círculo de amigos podem visualizar suas informações, ou seja: todos os usuários estão ligados a você por amigos em comum.

Também por questão de segurança, não é possível visualizar o sobrenome dos associados. No entanto, você pode pesquisar se seus amigos já estão cadastrados no Kibop preenchendo o nome e sobrenome ou o e-mail de quem se está procurando. Segundo Daniele, as medidas de segurança visam evitar a exposição excessiva do usuário e conseqüências que isto pode causar nas grandes cidades que vão desde o seqüestro a inconvenientes menores. A procura de novos amigos pode ser refinada, com busca de usuários por localidade ou palavras-chaves, como profissão e hobby, entre outras.

Kibop inibe spam
Um dos maiores incômodos apontados pelos usuários de sites de relacionamento é o spam e o recebimento de milhares de e-mails indesejados. No Kibop não existe este problema. No site, não é permitido enviar mensagens para “amigos dos amigos”. A medida foi propositalmente incluída para evitar a propagação de spam. Além disso, as mensagens enviadas para o usuário são automaticamente separadas em mensagens coletivas e mensagens enviadas apenas para você.

Conexão rápida
O Kibop foi projetado para atender efetivamente o Brasil, por isto tem conexão rápida e está preparado para suportar a inclusão crescente de brasileiros na rede. “Projetamos o site para manter a agilidade de acesso mesmo com o rápido crescimento da base”, explica Daniele. Todos os servidores estão hospedados com o Rackspace Inc. na Virgínia (EUA), um dos maiores e mais modernos provedores de co-locação no mundo, com pipes diretos para os maiores troncos de internet no mundo todo, incluindo o Brasil.

Projetado para brasileiros: site em português
Outro sonho de consumo dos usuários brasileiros é o fato do Kibop estar em português e ter sido especialmente projetado para brasileiros. Sua interface é altamente amigável, sendo fácil de usar e entender suas ferramentas. Isto permite aos usuários, até mesmo os mais leigos, descobrir e explorar rapidamente todos os seus recursos de usabilidade.

Salas de bate-papo
O site também é o primeiro a oferecer também salas de bate-papo, onde todos os usuários podem interagir e conversar em tempo real. Você pode ver os associados que estão on-line clicando em seu perfil, e convidá-los para entrar em uma das salas. Apesar de as salas estarem em português, o usuário pode conversar com associados de países de língua espanhola ou inglesa. Ao todo, são quatro salas para cada idioma: português, inglês e espanhol. No Kibop, a idade média dos usuários é de 27 anos, e 93% são solteiros.

Classificados
O Kibop conta ainda com anúncios classificados grátis, onde o usuário pode encontrar oportunidades de negócios, empregos, compra e venda de objetos, etc. Possui uma loja virtual com produtos Kibop que vão de underwear a bichos de pelúcia.

Busca
O site possui um layout aperfeiçoado para os comandos de busca, que agora incluem pesquisa em países específicos. Perfis públicos podem ser incluídos em todas as pesquisas de perfil e palavra chave.

Disponibilidade e expectativas
Apesar da sua versão beta estar em funcionamento desde abril, o lançamento oficial da página está marcado para o dia 1º de setembro. Mesmo antes do lançamento oficial, o Kibop já computa visitação de mais de 6 mil pessoas ao dia (ou mais de 10 milhões de páginas servidas ao mês), mais de 100 mil cadastrados e uma média de 1700 novos usuários ao dia. Segundo Daniele Levy, a expectativa é que esse número aumente cerca de 300% até o fim do ano – um total de 400 mil usuários.

Futuro
Ao contrário de outros sites de relacionamento on-line, no Kibop não haverá a cobrança de acesso para os usuários no futuro. “Nosso plano de negócios descartou esta possibilidade e busca maneiras alternativas de viabilização comercial”, declara. Até o fim do ano o site deve incorporar novos serviços como jogos on-line.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: