Voltar para sala de imprensa

Kearney divulga índice global de melhores países para contratação de serviços; Brasil está entre os cinco primeiros

Índia, China, Malásia e Indonésia mantêm, nesta ordem, as quatro primeiras colocações do ranking

Brasil passa do nono lugar, em 2019, para a quinta posição este ano

São Paulo está se tornando um hub digital para a América Latina, atraindo mais investimentos para start-ups de technologia do que Chile, Colômbia, Argentina e México juntos.

servicos_GSLI_pqna

São Paulo, 03 de maio de 2021 — A Kearney, uma das maiores consultorias globais de gestão de negócios, com mais de 95 anos de trajetória, acaba de divulgar seu Índice Global de Melhores Localidades para Serviços 2021 (Global Services Location Index – GSLI). Realizado a cada dois anos, o estudo avalia fatores como atratividade financeira, capacitação profissional, disponibilidade de mão-de-obra, ambiente de negócios e desenvolvimento digital para elencar as 60 melhores localidades para contratação de serviços.

Índia, China, Malásia e Indonésia, nesta ordem, foram eleitas as melhores localidades para offshoring. O Brasil, que em 2019 ocupava a nona colocação, saltou quatro colocações e entrou para o Top 5 – o País ainda é o único latino-americano entre os 10 primeiros da lista. E Vietnã, Estados Unidos, Reino Unido, Filipinas e Tailândia completaram a lista dos Top 10.

Segundo o relatório, a América Latina mantém-se como região importante. Além do Brasil, México, Colômbia e Chile aparecem nas 11ª, 13ª e 24ª posições. São Paulo está rapidamente se tornando um hub digital para a América Latina, atraindo mais investimentos para start-ups de tecnologia do que Chile, Colômbia, Argentina e México juntos.

 

Transformação Digital

O surgimento de uma “rede mundial de hubs digitais” vem mudando a forma como corporações globais endereçam suas crescentes demandas por serviços digitais.

Esses centros de profissionais altamente qualificados em tecnologias digitais vêm servindo cada vez mais como “locais de parada única” (one-stop-shops) – e a proximidade com eles está se tornando fundamental para as empresas que buscam acompanhar as mudanças cada vez mais aceleradas, indica o relatório divulgado pela consultoria global Kearney.

Os autores do relatório GSLI identificaram três grandes evoluções nos modelos de entrega de serviços ao longo dos últimos 30 anos – offshoring, outsourcing e no-shoring. Agora, eles concluem que uma quarta onda, a da ressonância digital, está no topo das prioridades dos líderes de negócios e tomadores de decisões.

Em linha com essa evolução, o GSLI 2021 inaugura a métrica de ressonância digital, que atribui notas aos países com base nos conhecimentos digitais de suas forças de trabalho, entregas digitais, o volume de atividade corporativa e proteção legal à propriedade intelectual e outros elementos ligados às atividades de negócio.

“Seria um equívoco assumir que o crescimento da demanda por serviços digitais está limitado apenas às indústrias de telecom e tecnologia da informação”, avalia Cláudio Gonçalves, sócio da Kearney Brasil. “Os países que investem e aceleram suas taxas de adoção digital estão estabelecendo as bases para a competitividade em nível global. Com base em tendências atuais e em nossas discussões com líderes de negócios, imaginamos ver as notas de ressonância digital se tornarem cada vez mais relevantes no processo de tomadas de decisões já nos próximos anos.”

Quando o foco fica exclusivamente na questão da competitividade digital, alguns países se destacam como particularmente avançados em seus investimentos e infraestruturas. Os Estados Unidos, por exemplo, surgem em primeiro lugar, seguido por Suécia, Reino Unido, Singapura e Israel.

“O Brasil vem se mostrando uma excelente localidade para o offshoring. Este relatório deve servir de alerta para a reavaliação de estratégias de investimentos em digital”, avalia Gonçalves, destacando que muitos setores já vêm apostando nessa direção.

 

Sobre o GSLI 2021

O GSLI analisou 60 países com base em inputs corporativos, atividades de serviços remotos atuais e iniciativas governamentais para promover o setor para ajudar as empresas a tomarem decisões sobre localidades-chave para suas operações de offshoring. O índice se baseia em 47 métricas em quatro grandes categorias: atratividade financeira, disponibilidade e capacitação de pessoas, ambiente de negócios e ressonância digital.

As métricas utilizadas para avaliar a atratividade das localidades foram determinadas a partir de respostas a pesquisas da própria Kearney, outros questionários do setor e conhecimento obtido em trabalhos realizados com clientes nos últimos cinco anos. O componente de custos de remuneração da categoria de atratividade financeira é baseado nos dados do Mercer Global Pay Summary. Os pesos atribuídos a cada métrica são baseados em sua relevância para a decisão destino para offshoring, novamente derivada da experiência do cliente e pesquisas do setor. Como a vantagem de custo é normalmente o principal motivador por trás das decisões, os fatores financeiros constituem 35% do Índice. Capacitação e disponibilidade de pessoas e o ambiente de negócios constituem, cada um, 25%, e a ressonância digital – a nova categoria do Índice – responde por 15%.

O relatório completo do GSLI 2021 pode ser encontrado aqui.

 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: