Instituto de Engenharia promove o workshop "Momento Atual da Engenharia Brasileira 2019 e a Tragédia de Brumadinho" - Trama
Voltar para sala de imprensa

Instituto de Engenharia promove o workshop “Momento Atual da Engenharia Brasileira 2019 e a Tragédia de Brumadinho”

Evento será realizado no dia 14 de março e reunirá especialistas renomados para discutir os rumos da contratação e da segurança de obras na Engenharia após o desastre causado pelo rompimento da barragem da Vale

 

São Paulo, março de 2019 – O desastre de Brumadinho é apontado como a maior tragédia em termos de vidas humanas dos últimos 30 anos. Devido à magnitude desta catástrofe, o Instituto de Engenharia se uniu à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), à Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), ao Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e à Academia Nacional de Engenharia (ANE)  para promover o workshop “Momento Atual da Engenharia Brasileira 2019 e a Tragédia de Brumadinho”, no dia 14 de março, no Instituto de Engenharia.

 

O evento tem como objetivo discutir aspectos técnicos e contratuais, como licitações de menor preço e pregões que privilegiam o menor preço em detrimento da qualidade, podendo acarretar problemas de segurança nos empreendimentos. “Vamos destacar a importância da boa Engenharia, que está intrinsicamente ligada a contratos dignos e recursos adequados para garantir a segurança dos empreendimentos públicos e privados, a exemplo das barragens”, explica Roberto Kochen, diretor do Departamento de Infraestrutura e Habitat do Instituto de Engenharia e um dos organizadores do workshop.

 

Kochen comenta que, nas últimas décadas, a Engenharia Brasileira tem sido submetida a um regime de desmonte, com contratação por menor preço ou leilão reverso, comprometendo a qualidade dos serviços de empresas e profissionais do setor. “Este não é o melhor caminho para a sociedade brasileira, que só se desenvolverá com uma engenharia de qualidade, como aconteceu com a China, a Coreia do Sul, entre outros países que tiveram um forte crescimento após investimentos maciços no setor”, diz.

 

“A Engenharia deve ser pensada de forma análoga à Medicina. Na área da Saúde, não se contrata médicos pelo menor preço e não se escolhe um hospital em leilão reverso, já que a experiência e o conhecimento necessários para um bom desempenho dependem da experiência e da capacitação dos profissionais e da eficiência de empresas e instituições eficientes”, compara o diretor.

 

Debate com um time de especialistas

Além de Kochen, o evento contará com a participação do engenheiro Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia, do professor Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS, da engenheira Miriana Marques, vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia, entre outros especialistas renomados.

O workshop contará com transmissão ao vivo e, posteriormente, será levado para outras capitais brasileiras. “Nosso objetivo é mostrar que a Engenharia não é uma comodity, mas uma atividade que requer enorme conhecimento, experiência e responsabilidade para poder ser exercida de forma correta, competente e segura. Queremos impedir novas tragédias em terras brasileiras, por meio da boa Engenharia que, se bem contratada e com recursos adequados, tem condições de evitar desastres e danos à sociedade brasileira”, finaliza Kochen. Eventos como este é de fundamental importância para que catástrofes como a de Mariana e Brumadinho não caiam no esquecimento.

 Programação

14h

Abertura

Eduardo Lafraia (presidente do Instituto de Engenharia), Alberto Sayão (ex-presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS e professor da PUC Rio)

 

14h30

Apresentações

“Resumo Eventos Anteriores” – Alberto Sayão

“Obras Públicas Inacabadas” – Alexandre Gusmão, presidente da ABMS

“Barragens de Rejeitos: o Custo da Falta de Engenharia” – Roberto Kochen, diretor do Departamento de Infraestrutura e Habitat do Instituto de Engenharia e ex-professor da Escola Politécnica da USP

“Acidentes e Ambiente de Obra” – Álvaro dos Santos, ex-diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

“Geologia de Engenharia e Barragens: Momento Atual” – Delfino Gambetti, presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE)

“Engenharia de Barragens e a Mecânica dos Solos Atual” – Faiçal Massad, ex-presidente da ABMS e professor da Escola Politécnica da USP

16h30

Intervalo

17h

Debates “O Momento Atual da Engenharia 2019”, com coordenação de Roberto Kochen e da jornalista Cristina Serra

 

18h

Avaliação

19h

Encerramento do Evento, com Miriana Marques (vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia) e Alberto Sayão

Serviço

Workshop Momento Atual da Engenharia Brasileira 2019 e a Tragédia de Brumadinho

Data: 14 de março

Horário: das 14h às 19h

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Inscrições grátis


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: