São Paulo, 25 de agosto de 2004 – Num mercado onde a oferta é maior que a procura, a necessidade de captar alunos passa a ser a principal meta de qualquer instituição de ensino superior. Entretanto, muitas ainda estão apegadas aos métodos tradicionais de marketing e acabam investindo muito para alcançar os seus objetivos. Segundo um levantamento realizado pela CM Consultoria, com 56 instituições do País, o investimento em marketing por aluno captado saltou de R$ 587,00 em 1997 para R$ 1.394,00 em 2002.
“É preciso saber definir o foco e direcionar os investimentos”, salienta Carlos Monteiro, presidente da CM Consultoria. Segundo ele, as empresas que não conseguirem agir dessa forma perderão cada vez mais espaço para a concorrência. O faturamento do setor educacional é de cerca de R$ 12 bilhões e em torno de 10% desse valor é o que se investe em marketing.
Para o presidente da CM Consultoria, o tripé estratégia, marketing e inovação são a essência da gestão de qualquer empreendimento. “Mais uma vez entra a necessidade das IES profissionalizarem sua gestão e adotarem alternativas para reduzir despesas, sem perder qualidade”, enfatiza. Em sua opinião, hoje esses gestores têm de saber lidar com a crescente participação da classe C, do público feminino e de alunos acima dos 30 anos nos cursos superiores. “Além da parcela vinda da população economicamente ativa (PEA). A projeção é de um aumento de 13,8% ao ano de universitários desse segmento”, complementa.
II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
Para discutir como trabalhar o marketing dentro das instituições de ensino superior, a CM Consultoria promove o II Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino, que acontecerá em São Paulo entre os dias 2 e 4 de setembro de 2004. O evento reunirá mantenedores, dirigentes, diretores e gerentes de marketing, representantes de agências de publicidade, assessoria de imprensa e consultores de marketing e comunicação.
Os painéis de debates irão traçar um panorama de todas as peculiaridades do marketing e da comunicação nas instituições educacionais. A programação inclui conferencistas de peso como Shemi Jacob, especialista em marketing lateral e Avi Bitan, fundador e diretor-geral do Inter-College Ltd, grupo que em 1997 passou a ser a extensão da University of Derby (Reino Unido) em Israel, e hoje é considerada excelência mundial em gestão de ensino superior privado.
Temas do Evento:
Marketing e Comunicação
Cenários e Tendências do Ensino
Marketing Estratégico
Marketing Social
Marca
Imagem
Endomarketing
Marketing Promocional
Gestão do Conhecimento
Panorama da Gestão do Conhecimento na Educação
O perfil do profissional de Gestão do Conhecimento na Educação
Os desafios educacionais da Sociedade do Conhecimento
Tecnologias Emergentes aplicadas a Educação
Portais Corporativos como diferencial competitivo
Educação a Distância
Gestão Tecnológica
Conferencistas Convidados
Ministro da Educação Tarso Genro
Avi Bitan (Israel)
Shemi Jacob (Israel)
Paulo Renato Souza
Cláudio de Moura e Castro
Francisco Madia de Souza
Jean Jacques Salim
Marco Aurélio Viana
Clemente Nóbrega
Gilberto Dimenstein
Frederico Litto
Jose Manuel Moran
Marcelo Correa
Marcos Dantas
Pedro Demo
Carlos Alberto Júlio
Serviço:
Evento: II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
Data: 2 a 4 de setembro de 2004
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo.
Informações pelo telefone (11) 3083-3373 ou pelo site www.marketingeducacional.com
Sobre a CM Consultoria
A CM Consultoria oferece suporte para instituições de ensino superior, no planejamento, elaboração e instalação de novos cursos e para o recredenciamento dos já instalados. Com escritório central em Marília-SP, desde 1988, a empresa é especializada na organização e implementação de Universidades, de Centros Universitários e outras IES, orientando nossos clientes sobre as novas exigências da legislação e do mercado, que se mostra cada vez mais competitivo. Com freqüência a CM realiza seminários, voltados para a maior capacitação das IES, com a participação de profissionais atualizados e considerados agentes de transformação da nossa sociedade. Além disso, está apta a realizar auditorias e implantar programas de Qualidade Total no ambiente educacional, promovendo, em parceria com a sua equipe, a instalação do sistema de avaliação continuada de resultados.