Voltar para sala de imprensa

Instituições de ensino superior investem R$ 420 milhões em propaganda

O mercado de propaganda recebeu em 2002 um investimento de R$ 420 milhões das 1,5 mil instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil. Cada universidade, faculdade e centro universitário destina uma média de 6,8% do seu faturamento por ano para o gasto com publicidade. Os números são resultados de uma pesquisa inédita realizada pela Hoper Comunicação & Marketing Educacional com mais de 100 instituições de ensino de todo o país.

Os dados serão apresentados para representantes de mais de 400 instituições de ensino superior durante o I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino, que acontece em São Paulo entre os dias 12 a 14 de junho. Realizado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de SP) e organizado pela Hoper, o evento tem como objetivo discutir as peculiaridades do marketing e da comunicação nas instituições educacionais.

Segundo o diretor da Hoper, Ryon Braga, este investimento cresceu cerca de 39% nos últimos três anos. “A expectativa é que a verba destinada à mídia aumente em torno de 26% nos próximos dois anos e depois se estabilize devido a uma saturação de mercado”, observa.

A causa para este crescimento é o aumento da concorrência. De acordo com dados do MEC, o número de empresas que atuam no ensino superior aumentou em 56% nos últimos 5 anos. “As universidades, faculdades e centros universitários que até então não investiam em propaganda tiveram fazê-lo por necessidade”, afirma Braga.

O levantamento realizado pela Hoper revela ainda que, do montante destinado à publicidade, 34% é investido em anúncios em emissoras de TV; 24% em jornais impressos; 12% em emissoras de rádio; 12% outdoor; 11% em revistas e guias; 6% em internet e 3% em outros meios.

Quanto é necessário para uma boa campanha
O resultado prévio da pesquisa aponta ainda que as instituições estão investindo cerca de 6,8% do seu faturamento em mídias. O diretor da Hoper cita como exemplo a maior Universidade privada, a Unip, que fatura 600 milhões e gasta R$ 30 milhões com publicidade. “Mas com um total de 5% do faturamento já é possível fazer uma boa campanha”, acrescenta.

Fábio Burg Mlynarz, diretor do Grupo Raí de Comunicação e Marketing, empresa responsável pela conta de cinco instituições de ensino superior, acrescenta que a mídia mais utilizada pela instituição é o outdoor. A TV consome a maior parte da verba porque é a mais cara, mas o outdoor é a mídia preferida devido ao seu custo-benefício. “Numa região como São Paulo, os gastos com uma boa campanha de outdoor são da ordem de R$ 100 mil. Já para fazer a publicidade em emissoras de TV são necessários, no mínimo, R$ 600 mil”, avalia.

Outro dado da pesquisa realizada pela Hoper é que cerca de 60% das instituições não tem uma agência de propaganda e compram a mídia diretamente. “Essas são as que têm menos de 1 mil alunos. As empresas com mais do que isso contratam uma empresa específica para fazer sua publicidade”, finaliza Braga.

Sobre o SEMESP

O SEMESP é uma entidade sindical de representação legal da categoria econômica das mantenedoras de ensino superior particular localizadas no Estado de São Paulo. Fundada em 15 de fevereiro de 1979, a instituição é presidida pelo Prof. Gabriel Mário Rodrigues – cuja gestão vai até 2005 – e reúne 330 mantenedoras, que representam 380 instituições entre faculdades, centros universitários e universidades.

No rol dos serviços prestados às mantenedoras, o SEMESP registra o estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria; a assistência judiciária e o acompanhamento de toda a legislação,; orientação e assistência educacional com comentários especiais; celebração de contratos e convenções coletivas de trabalho; o desenvolvimento da solidariedade social; e um banco de dados com os números oficiais do setor. A entidade promove, ainda, diversos eventos de interesse para a área educacional.

Sobre a Hoper Comunicação & Marketing Educacional

A Hoper Comunicação & Marketing Educacional é uma empresa que atua na área de consultoria voltada às instituições de ensino há 13 anos. Com mais de 120 instituições atendidas por todo o Brasil, é a primeira empresa especializada em marketing educacional e criação publicitária para Instituições de Ensino. Possui uma equipe de consultoria que conta com diversos profissionais atuantes no mercado nacional de educação, abrangendo as áreas de comunicação, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão e relações internacionais para as instituições de ensino.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: