Voltar para sala de imprensa

Inmetro exige padronização de fabricantes de cartuchos

Segundo portaria do instituto, embalagens dos produtos terão de conter o volume de tinta em ml; Maxprint segue a norma desde 2001

Maxprint segue padronização do Inmetro desde 2001São Paulo, 27 de fevereiro de 2004 – Até o dia 22 de julho, todos os fabricantes de cartuchos terão de se adequar à nova determinação do Instituto Nacional de Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo a portaria, editada em 16 de janeiro, as embalagens dos cartuchos nacionais e importados deverão trazer o volume de tinta em mililitros (ml).

De acordo com o Inmetro, a padronização foi necessária por causa do número de reclamações dos consumidores, já que havia embalagens com informações em ml, gramas, onças (medida norte-americana) e até sem indicação alguma.

O instituto vem estudando a melhor padronização desde o ano passado. No início de 2003, o Inmetro convidou oito fabricantes de cartuchos – entre eles a Maxprint – para debater a criação de normas de regulamentação e padronização para o setor. Com a padronização em ml, o consumidor poderá comparar a quantidade e o preço das marcas existentes no mercado.

Desde 2001, a Maxprint utiliza em suas embalagens a indicação do volume de tinta em ml. “Optamos por colocar a indicação em ml com o objetivo de facilitar a leitura do consumidor”, explica Adelaide Anzolim, gerente de negócios da Maxprint. Segundo ela, o usuário deve sempre estar atento às informações da embalagem. “Muitas vezes, um cartucho pode parecer mais barato, mas na verdade contém um volume menor de tinta.”

Os fabricantes que ainda não possuem embalagens de acordo com a resolução do Inmetro terão até o dia 22 de julho para fazer as modificações necessárias. A fiscalização será feita por profissionais do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), e as empresas que não seguirem a regulamentação serão autuadas.

Sobre a Maxprint
A Maxprint iniciou seus trabalhos oferecendo formulários contínuos, bobinas de fax e etiquetas para impressora matricial, e, em seguida, incluiu em sua linha papéis especiais, transparências, glossy film, cartuchos de toner e etiquetas adesivas para impressoras inkjet/laser. Atualmente, a empresa também fornece cartuchos para impressora jato de tinta às principais marcas e modelos de impressoras do mercado, como HP, Epson, Canon e Lexmark com preços no mínimo 30% menores do que os produtos dos fabricantes de impressoras.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: