São Paulo, 21 de julho de 2004 – Termina amanhã o prazo dado pelo Instituto Nacional de Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) para as empresas de cartuchos de tinta para impressoras se adequarem à nova padronização criada pelo órgão. Segundo a medida, as embalagens de cartuchos nacionais e importados devem trazer o volume de tinta em mililitros (ml). A fiscalização será feita por profissionais do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), e as empresas que não seguirem a regulamentação serão autuadas.
De acordo com o Inmetro, a padronização foi necessária por causa do número de reclamações dos consumidores, já que havia embalagens com informações em ml, gramas, onças (medida norte-americana) e até sem indicação alguma.
O instituto vem estudando a melhor padronização desde o ano passado. No início de 2003, o Inmetro convidou oito fabricantes de cartuchos – entre eles a Maxprint – para debater a criação de normas de regulamentação e padronização para o setor. Com a padronização em ml, o consumidor poderá comparar a quantidade e o preço das marcas existentes no mercado.
Desde 2001, a Maxprint utiliza em suas embalagens a indicação do volume de tinta em ml. “Optamos por colocar a indicação em ml com o objetivo de facilitar a leitura do consumidor”, explica Adelaide Anzolim, gerente de negócios da Maxprint. Segundo ela, o usuário deve sempre estar atento às informações da embalagem. “Muitas vezes, um cartucho pode parecer mais barato, mas na verdade contém um volume menor de tinta.”
Sobre a Maxprint
A Maxprint iniciou seus trabalhos oferecendo formulários contínuos, bobinas de fax e etiquetas para impressora matricial, e, em seguida, incluiu em sua linha papéis especiais, transparências, glossy film, cartuchos de toner e etiquetas adesivas para impressoras inkjet/laser. Atualmente, a empresa também fornece cartuchos para impressora jato de tinta às principais marcas e modelos de impressoras do mercado, como HP, Epson, Canon e Lexmark com preços no mínimo 30% menores do que os produtos dos fabricantes de impressoras.