São Paulo, dezembro de 2015 – A empresa Mídias Criativas, ligada à incubadora do Portomídia, do parque tecnológico recifense Porto Digital, lança seu primeiro produto, o Banda da Floresta. Trata-se de um projeto multimídia inovador, batizado pela empresa como Livro Mágico, que agrega, em uma experiência lúdica para o público infantil, um livro impresso, sem letras, com possibilidades de interação via smartphones e tablets.
Na prática, os dispositivos móveis dão vida a quatro personagens da Banda da Floresta: leão, elefante, sapo e macaco, estimulando as crianças a interagirem com animações e sons do aplicativo. "O desafio era criar algo que mesclasse interatividade dos dispositivos móveis com magia dos livros. Chegamos nesse resultado de utilização da Realidade Aumentada com os novos dispositivos eletrônicos. A obra é a primeira de muitas possibilidades que imaginamos", explica Laís Xavier, empreendedora da startup.
A Mídias Criativas entrou na turma de incubados do Portomídia em 2015. A empresa de economia criativa tem como foco o desenvolvimento de produtos como livros e brinquedos interativos. "Atuando no mercado de tecnologia para educação, tivemos a oportunidade de trabalhar com muitas tecnologias inovadoras e percebemos o potencial de uma experiência mais divertida para público infantil. Depois de testes, ficamos surpresos com o interesse dos pequenos nessa mágica mistura do mundo real e o virtual", destaca Laís.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, relembra a importância do mercado infantil na área de Economia Criativa. "Temos, no parque tecnológico, um histórico de sucesso de empresas que usam a tecnologia em produtos para crianças. A demanda desse segmento é crescente, principalmente de obras criativas feitas especialmente para o público brasileiro", enfatiza o executivo.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.