Voltar para sala de imprensa

Impressão de livros sob demanda reduz custos em pequenas e médias editoras

05 de agosto de 2003  – Imprimir livros esgotados, de baixa tiragem ou até mesmo fora de série era sinônimo de despesa e transtorno. Para valer a pena, a impressão de uma obra precisaria ter, no mínimo, o equivalente a 2000 exemplares. Com a intenção de reduzir custos e trazer resultados positivos para o mercado editorial, empresas como Xerox e IBM mostram soluções de impressão de livros sob demanda na Xplor 2003 – 8º Congresso e Exposição Sobre Sistemas de Documentação e Impressão Eletrônica.

Embora esta tecnologia já tenha sido explorada, hoje, as novas soluções permitem a impressão de um só exemplar em menos de 2 minutos com acabamentos de alta qualidade, o que beneficia diretamente o mercado de pequenas e médias editoras no Brasil. Os visitantes da Xplor 2003 podem visualizar o processo de impressão sob demanda nos estandes das empresas.

Xerox
A Xerox apresenta uma tecnologia digital, denominada “Book Factory”, Fábrica de Livros. A solução é resultado da parceria com a CPBourg, fabricante de equipamentos para acabamento. A idéia é disponibilizar um único sistema integrado aos equipamentos da Xerox e que possibilite a criação, o gerenciamento, a impressão e o acabamento de livros de lombada colada ou livretos com grampo canoa inline ou offline.

IBM
Já a IBM destaca no evento a solução de impressão “IBM Book on demand” desenvolvida em parceria com a Win Net Service e com a Câmara Brasileira do Livro – CBL. O equipamento Info Print 2085 opera a velocidade de até 85 páginas por minuto (ppm).O objetivo é viabilizar a criação de publicações customizadas, a um baixo custo unitário. Antonio Eduardo Bruno, executivo da Divisão de Impressoras da IBM no Brasil, ressalta que as editoras serão capazes de emitir curtas tiragens de impressão, com redução de custos e alta qualidade de resolução de texto e de imagem.

Xplor 2003
Esta nova tendência é um dos destaques, entre os várias novidades para o setor, equipamentos apresentados pela Xplor, que favorece a redução de custos. O segmento de sistemas de documentação e impressão eletrônica movimenta cerca de US$ 4,75 bilhões no Brasil. Toda esta movimentação gera em torno de 11,1 mil postos de trabalho diretos e indiretos em grandes empresas, birôs e gráficas.

As principais empresas desenvolvedoras de tecnologia para o setor são as gigantes como a IBM, Xerox e HP, que investem na fabricação de soluções de hardware e software. O mercado tem ainda a participação de empresas brasileiras que contribuem sensivelmente para o desenvolvimento de tecnologia e geração de receitas, entre elas a Laurenti, Sirius e a IDS Sistemas.

Serviço
Evento: Xplor 2003 – 8º Congresso e Exposição Sobre Sistemas de Documentação e Impressão Eletrônica
Datas: 4, 5 e 6 de agosto de 2002
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 4º andar – São Paulo

Informações e Inscrições:
Telefones: (11) 4153.4911/8279/3404 – e-mail: xplor2003@xplorbrasil.org.br – site www.xplorbrasil.org.br

Sobre a Xplor Brasil
A Xplor Brasil é uma entidade filiada a Xplor International, que representa mais de 2,7 mil organizações que desenvolvem e usam a tecnologia da indústria mundial de sistemas de documentação e impressão eletrônica. A Xplor Brasil, fundada em 1995, reúne usuários, fornecedores e prestadores de serviços da indústria nacional de sistemas de documentação eletrônica e impressão de dados variáveis.

A instituição tem como sócios empresas e profissionais dos principais setores da economia: telecomunicações, educação, finanças, seguros, agências governamentais, saúde, comunicações, entre outros. Sua missão é proporcionar às organizações e profissionais oportunidades de aprendizado e participação que aprimorem o uso efetivo das tecnologias de documentação eletrônica no esforço de alcançar os objetivos de negócios.

Sobre a Xplor International
Constituída em 1981, a Xplor International é uma associação mundial reconhecida mundialmente como líder do mercado da informação, documentação e impressão eletrônica. Com sede em Torrance, Califórnia, a Xplor International também está presente na Austrália, Brasil, Canadá, Europa e em outras localidades dos Estados Unidos.

Descrição: Xerox apresenta na Xplor 2003 tecnologia digital que possibilita a criação, o gerenciamento, a impressão e o acabamento de livros de lombada e canoa.
Tamanho: 224 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: