Grupo Trama Reputale investe em estratégias para fortalecer integração da equipe em tempos de home office - Trama
Voltar para sala de imprensa

Grupo Trama Reputale investe em estratégias para fortalecer integração da equipe em tempos de home office

Grupo Trama Reputale investe em estratégias para fortalecer integração da equipe em tempos de home office 

 

A partir da reformulação do comitê de comunicação interna, agência busca fortalecimento da cultura organizacional  

 

(Fonte: Deposit Photos)

 

São Paulo, junho de 2021 – O Grupo Trama Reputale, formado pelas agências Trama Comunicação e Reputale Digital, implementou recentemente algumas mudanças em seus processos de comunicação interna visando garantir mais agilidade e aumentar o engajamento e a integração entre seus colaboradores em um cenário tão desafiador como o atual, marcado pelo trabalho remoto.  

Uma das novidades nesse sentido foi a reformulação do comitê de comunicação interna da empresa, agora estruturado em modelo de squad, ou seja, uma equipe multidisciplinar, composta por colaboradores de todas as áreas da agência, que atuam no sentido de buscar soluções para desafios específicos da comunicação organizacional.  

Neste formato de trabalho, já bastante popularizado no universo das startups, os participantes são estimulados a pensar além da departamentalização, enxergando a organização como um todo, o que favorece o despertar do potencial intraempreendedor, já que todos são estimulados a unir suas expertises em favor do objetivo comum de trazer bons resultados para a empresa.  

“Fazer comunicação corporativa leva em consideração o senso de protagonismo autoral, que empodera, instrumenta e capacita os colaboradores a se tornarem donos, pais e mães dessa comunicação corporativa. É o que estamos buscando fazer nesse modelo contemporâneo de pensar a comunicação interna, tanto na agência, quanto no trabalho que desenvolvemos junto aos clientes nessa área”, explica Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do Grupo Trama Reputale. 

Com tais mudanças, o novo comitê passa a contar com integrantes de cada área do grupo – Relações Públicas, Digital, Comunicação Interna, Criação e Marketing – , incluindo também todos os estagiários da agência, que são estimulados a assumirem um papel protagonista neste processo, contribuindo com ideias inovadoras para as ações de endomarketing.    

Dessa forma, conforme explica Zanni, garante-se que o comitê funcione e cumpra de fato seu papel, garantindo que todos tenham representatividade e lugares de fala apropriados. “Os comitês de CI não devem ser formados apenas por líderes ou apenas por gente da operação, por exemplo. Devem ser incluídos colaboradores de todas as hierarquias e áreas, pois só assim teremos um comitê rico em bagagens de vida e contribuições”, comenta Zanni.  

Além da formação heterogênea, como toda organização democrática, o grupo é orientado por regras que ajudam a dar andamento às iniciativas, conforme explica André Verzbickas, gerente de marketing do Grupo Trama Reputale e um dos líderes do comitê. “Estabelecemos periodicidade de reuniões, temas a serem tratados, papeis e responsabilidades de cada integrante, assim como as sugestões serão acolhidas, quais canais e campanhas serão criados e como dar vasão a todo esse espaço produtivo.” 

In.fluencers – Mais do que colaboradores empenhados em desempenhar tarefas direcionadas à comunicação interna da empresa, esse grupo selecionado para formar o novo comitê do Grupo Trama Reputale tem atuado como influenciadores internos da agência, os chamados in.fluencers, ou seja, agentes que atuam no sentido de criar uma conexão entre os colaboradores e a empresa, promovendo escuta e propondo ações a partir dela.  

“Ter um espaço no qual as pessoas compartilhem opiniões, visão de mundo e que possam falar o que sentem e pensam sobre a empresa, sobre o processo do trabalho, contribui e muito para a integração da equipe. A função dos influenciadores em comunicação interna é ser uma ponte. Ouvir o que os colegas pensam, querem e esperam, captar e levar para a área decisória na empresa e dar o feedback engaja os colaboradores”, comenta Marcelle Rocha, analista de comunicação interna da Trama, que integra o comitê.  

Rodas de empatia – Um dos resultados desse processo de renovação do comitê iniciado há alguns meses na agência são as Rodas de Empatia, encontro mensal, com duração de uma hora, que reúne virtualmente os colaboradores para a partilha de experiências relacionadas a um determinado tema. A ideia do projeto é extrapolar a agenda corporativa e trazer pautas humanas, do cotidiano das pessoas, ou que estejam movimentando de alguma maneira a sociedade, para que os colegas de trabalho possam debater entre si, se conhecer melhor e criar conexões mais fortes e profundas.  

“Ao longo dos nossos 25 anos de história sempre fomos reconhecidos pelos colaboradores que passaram pela nossa empresa pelo bom clima organizacional, que favoreceu bons relacionamentos e o senso de pertencimento. Com a pandemia veio o home-office e o desafio de como manter isso vivo, pois é da nossa cultura a valorização dessa troca mais próxima, humana e sensível entre as pessoas”, comenta Adriano Zanni, que comemora os resultados das Rodas de Empatia.  

“No mês de maio o papo foi sobre maternidade e gerou uma conversa muito rica sobre o assunto incluindo diferentes perspectivas, novos significados, histórias e memórias, entre tantos outros aspectos que emocionaram a todos, tendo sido ainda um momento importante para que colaboradores novos e antigos conhecessem as histórias uns dos outros”, finaliza o diretor.  


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: