Iniciativa do Open Innovation Lab fomenta a criação de novos negócios dentro do parque tecnológico de Recife
São Paulo – junho de 2022 – Desde a sua criação, nos anos 2000, o Porto Digital – parque tecnológico instalado na área central da cidade e conhecido pela produção de softwares e serviços de tecnologia da informação, tem crescido em números de empresas e colaboradores, área instalada e faturamento.
Na sua fundação, o parque tecnológico era formado por apenas três empresas e 46 pessoas. Atualmente, o Porto Digital abriga mais de 350 empresas, registrou um aumento de quase 29% no faturamento, com resultado de R$ 3,67 bilhões e cerca de 10% a mais no número de colaboradores em comparação ao ano anterior, somando quase 15 mil profissionais. Este crescimento mostra que, mesmo com os efeitos provocados pela pandemia da Covid-19, o Porto Digital se adequou à nova realidade e continuou avançando.
A maioria das empresas do parque tem como modelo de negócios o B2B ou foco em outsourcing – com área de atuação especialmente em tecnologia web, mobile e de inteligência artificial, além de big data, open API e Internet das Coisas (iOT). Entre as empresas embarcadas, quase um terço atua com desenvolvimento de softwares, além de atuação relevante em serviços relacionados a fintechs ou empresas que unem tecnologia, dados e conhecimentos médicos.
Dentro do cenário de novos negócios, o Porto Digital administra dezenas de projetos voltados à melhoria da competitividade do setor de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa, além de promover ações de sustentabilidade e melhoria do bem-estar nas cidades e mobilidade urbana.
Um exemplo do fomento a geração de novos negócios, vale destacar o Open Innovation Lab (OIL), programa de inovação aberta que reúne ações que vão desde a sensibilização de colaboradores a investimento em desenvolvimento de soluções digitais. “Participar de iniciativas de inovação aberta de grandes companhias e instituições públicas, pode se tornar um diferencial na trajetória de uma empresa ou startup, foi com esse pensamento voltado para conectar o ecossistema expandindo de inovação e grandes clientes corporativos que surgiu o OIL”, explica Pierre Lucena, CEO do Porto Digital.
Reconhecido como uma das 10 iniciativas de inovação aberta mais inspiradoras do mundo pela IASP em 2018, o programa já atendeu mais de 40 clientes nacionais e internacionais, como o MP de Pernambuco, Unilever, Sebrae, Compensa e Grupo Heineken. Já foram mais de R$ 15 milhões investidos em projetos e mais de 500 instituições inovadoras mapeadas em relação aos desafios.