Voltar para sala de imprensa

Com crescimento recorde do mercado de TI, parque tecnológico de Recife investe na formação de futuros profissionais da área de tecnologia

Iniciativa do Porto Digital – Onboard tem como objetivo formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho

São Paulo, junho de 2022 – Com um crescimento de 27% em 2021, de acordo com o estudo da Advance, o mercado de TI no Brasil está passando por um período de expansão que deve perdurar nos próximos anos. A grande oferta de vagas na área, relacionadas aos altos salários, tem atraído diversos brasileiros que anseiam por oportunidades profissionais melhores. No entanto, a falta de especialização e os altos custos para a formação em tecnologia podem ser um impeditivo para os que buscam a inserção no mercado de tecnologia.

Pensando nisso, o Porto Digital – maior parque tecnológico localizado em Pernambuco que atua nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e futuro das cidades – criou o Onboard, um programa para formar capital humano na área de TI que aproxima os estudantes do mercado de trabalho. “Nossa estrutura se baseia em parcerias com instituições de ensino superior para o oferecimento de cursos de graduação tecnólogo, com alinhamento das matrizes curriculares e processo pedagógico as necessidades do setor de tecnologia, mais precisamente mirando as empresas que estão embarcadas no parque tecnológico”, explica Pierre Lucena, CEO do Porto Digital.

Ao longo de cinco semestres, os estudantes dos cursos de tecnologia das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do Porto Digital vivenciam experiências práticas do mercado de trabalho. “Acreditamos em uma educação focada no desenvolvimento de habilidades e competências, sendo mais importante a mobilização destes conhecimentos para a resolução de problemas”, ressalta Pierre Lucena.

Dentre as competências mais importantes a serem construídas por meio da educação estão criatividade, aprendizagem contínua, resolução de problemas e tomada de decisões em situações complexas. “A residência Onboard funciona tanto para alunos do Embarque Digital, quanto para estudantes escritos nos cursos regulares de TI e faculdades parceiras do parque”, finaliza o CEO.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: