Sala de Imprensa

Senac

Esta é a sala de imprensa do Senac. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

Ver perfil

Há mais de 75 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações.

senac

Faça você mesmo: automassagem ajuda na manutenção da saúde e bem-estar na quarentena

Especialista do Senac Santo André ensina como aplicar a técnica e explica seus benefícios

O Ministério da Saúde* diz que há evidências científicas que mostram os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) – recursos terapêuticos que incluem técnicas como massagens, acupuntura, aromaterapia, biodança e reiki – para a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida.

Em tempos de isolamento social tais tratamentos podem contribuir de forma significativa para lidar com os efeitos gerados pelo confinamento, como tensão, estresse, ansiedade, entre outros. No entanto, a quarentena impõe restrições para acessar os serviços de profissionais que atuam no segmento, por isso, a especialista Fabiola Dallecio, fisioterapeuta e docente da área de saúde e bem-estar do Senac Santo André, elaborou um roteiro para a realização de alongamentos caseiros e automassagem, técnicas que prometem ajudar no relaxamento, alívio das tensões emocionais, melhora na oxigenação do corpo, diminuição das dores musculares, renovação energética, entre outros benefícios.

“A aplicação dessa técnica depende do conhecimento de si mesmo, do seu corpo e funcionamento, para identificar o ponto que deve ser pressionado para tratar o que se deseja”, explica Fabiola, que completa: “pressionar algumas regiões e observar aquelas que doem é uma dica para localizar os pontos mais importantes a serem tratados”.

Acalmar a mente

No ponto entre as sobrancelhas, pressione com intensidade moderada o dedo polegar, por 15 segundos. Solte. Aguarde alguns segundos e repita a ação, por mais 4 ou 5 vezes.

Relaxamento muscular

Com as duas mãos, pressione a parte lateral do pé e o ponto cerca de 3 dedos abaixo do joelho, simultaneamente. Aperte e solte repetidamente como se estivesse ‘bombeando’ até perceber uma sensação de bem-estar.

De pé, alongue o corpo, ajustando a postura, estique os braços acima da cabeça e mantenha a posição por 10 segundos. Solte. Posicione os braços a frente no corpo, com a palma de uma das mãos virada para frente e dedos para cima, segure com a outra mão e mantenha a postura por mais 10 ou 15 segundos. Alterne e repita o movimento.

Redução do estresse, alívio de dor de cabeça e melhora na qualidade do sono

Com as pontas dos dedos indicador, médio e anelar, juntos, pressione as têmporas – parte lateral da cabeça, acima do osso da bochecha. Faça movimentos circulares, de intensidade moderada, por cerca de 15 segundos. Solte, aguarde e repita mais 2 ou 3 vezes até sentir alívio. Repita este mesmo procedimento na nuca.

Antes de dormir, faça movimentos de alongamento. Em pé, estique os braços para o alto e para os lados. Já deitado na cama, abrace firmemente as pernas, segure por alguns segundos e solte. Repita de 2 a 3 vezes.

Quando já estiver sonolento, inspire profundamente o ar e solte em seguida. Repita mais 4 vezes.

Alívio de dor nas costas

Faça de 4 a 5 compressões no lado direito da nuca com os dois dedos da mão esquerda. Repetir o procedimento de forma invertida: com a mão direita, no lado esquerdo da nuca. Fazer 2 séries de cada lado devem ser suficientes.

Relaxamento

Com os polegares, pressione de forma um pouco mais intensa, o centro da sola do pé, alternando com movimentos circulares. Mantenha o ponto pressionado por alguns segundos conforme a sensibilidade, solte, faça novos movimentos, retome a pressão. Invista na técnica até que sinta alívio.

Senac Santo André

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Centro – Santo André – SP

www.sp.senac.br/santoandre

 

Junho/2020

Há mais de 75 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.