O RETAIL INTELLIGENCE disponibiliza vários recursos analíticos específicos para o setor, como análises de campanhas, de ofertas e promoções, de temporadas, de stock-out, entre outras
São Paulo, 18 de Fevereiro de 2004 – Há alguns anos, o mercado de varejo tem focado seus investimentos em TI na automatização da entrada dos dados, como leitores de códigos de barra e caixas registradoras computadorizadas, e em ERPs para resolver os problemas no âmbito operacional. Com isso, seus bancos de dados crescem exponencialmente, chegando, muitas vezes, a duplicar ou triplicar a cada ano. Mas esse banco de dados não tem valor algum se não puderem ser adequadamente analisados. Serão somente custos, não gerando benefícios para a empresa.
Para poder explorar bem esse grande volume de informações é fundamental a utilização de análises específicas para o setor, que permitam otimizar os resultados por meio de técnicas que auxiliem os executivos na identificação de fatores críticos. Focada nessa necessidade, a EXECPLAN, empresa nacional especializada no desenvolvimento de soluções de Business Intelligence bem diferenciadas das tradicionais ferramentas de B.I., lança a família de produtos RETAIL INTELLIGENCE, especialmente criada para o segmento de varejo e atacado.
A nova linha de produtos é destinada a executivos de supermercados, hipermercados e lojas de vários segmentos. “O mercado de varejo é bastante abrangente e promissor. Estudamos as necessidades específicas durante alguns anos, pois suas características de análise são muitos peculiares, o que exigiria grande nível de customização em uma aplicação não direcionada para o setor”, afirma Antonio Augusto, Presidente da EXECPLAN. “Certamente o produto será uma agradável surpresa aos executivos do setor, por verem suas necessidades de análises atendidas, além de outras que nunca imaginariam que pudessem ser feitas com grandes volumes de dados”, completa.
Mais Inteligência no varejo
O RETAIL INTELLIGENCE é uma linha bem diferente dos demais produtos da EXECPLAN, pois traz módulos e funcionalidades específicas para o varejista, como análise de campanhas e promoções, análise de temporadas, análise de stock-out, análise detalhada de compras, análise dinâmica e tendências, entre outras.
São 52 módulos que propiciam aos executivos, agilidade para mudar cenários, facilidade para identificar automaticamente os fatores críticos, acompanhamento dinâmico de metas e painel dinâmico de decisão, criando ou modificando suas próprias seqüências de análise quando quiser.
A solução tem capacidade de suportar grande volume de dados e evita a considerável quantidade de desenvolvimento, modelagem e customização, habitual em produtos que não são específicos para este segmento. Utiliza técnicas de Data Mining, indicando de forma clara onde estão os pontos críticos que não são evidentes, o que permite aos executivos tomar ações imediatas para corrigir problemas e otimizar os resultados, o que não seria possível em uma análise habitual.
A identificação automática de fatores críticos é complementada pelo acompanhamento dinâmico de metas, que permite a mudança de decisões estratégicas através da análise precisa do que está acontecendo em cada loja, ou setor, ou por categoria de produtos, ou região etc. Outro importante recurso analítico é o que permite fazer simulações avançadas, com técnicas que utilizam análise de risco simultaneamente com pesquisa operacional, o que permite otimizar resultados e minimizar o risco no processo decisório.
São quatro produtos direcionados a empresas de diferentes portes: RETAIL INTELLIGENCE SMALL BUSINESS para empresas de pequeno porte, RETAIL INTELLIGENCE PROFESSIONAL para empresas de médio porte, RETAIL INTELLIGENCE ENTERPRISE para empresas de médio e grande porte, e ainda o MASTER RETAIL INTELLIGENCE que contém um completo BALANCED SCORECARD além de todos os recursos do último.
Investimento e implantação
A família RETAIL INTELLIGENCE da EXECPLAN exigiu um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, devido as peculiaridades do setor, como as análises por semanas e de temporadas, além da característica de atuar com multi volumes (frascos, quilo, peça, unidade, gramas, litro, etc) que não podem ser somados e portanto necessitam um tratamento especial.
O desenvolvimento foi feito em tempo muito superior ao previsto inicialmente, devido a complexidade dos recursos analíticos específicos. “O desafio e o esforço foi grande, mais resultou em um dos melhores produtos que já fizemos nos últimos anos, com recursos analíticos inéditos, que certamente irão surpreender aos executivos do setor” declarou Julio Gualter, VP de Tecnologia da EXECPLAN.
A solução é implantada com a mesma metodologia e estratégia adotadas nas demais soluções verticais de Business Intelligence da EXECPLAN. O prazo total do projeto de implantação do RETAIL INTELLIGENCE ENTERPRISE em todas as diretorias de uma empresa é de quatro meses, sendo que a implantação efetiva de 39 módulos é feita em apenas 20 dias úteis, garantido através de contrato SLA.
Com essa nova linha de produtos, são agora 15 produtos de Business Intelligence disponibilizados pela EXECPLAN, cujo compromisso é criar novas soluções de B.I. para diferentes segmentos de mercado, sempre especializadas para atender os executivos do setor, propiciando projetos de curto prazo e baixo custo, evitando as grandes customizações necessárias para atender as características especificas do setor.
Sobre a EXECPLAN
A EXECPLAN é uma empresa 100% nacional, líder e especializada no desenvolvimento de soluções segmentadas de Business Intelligence, que facilitam a tomada de decisões por parte dos executivos com vários recursos para análises detalhadas das informações tático-estratégicas de um negócio. Entre seus diferenciais, destaca-se a sua exclusiva estratégia de implantação, bem diferente dos projetos convencionais, fazendo uma implantação corporativa em curto prazo, com qualidade e prazo garantido por contrato SLA, as mais avançadas e completas soluções de B.I.
Os seus produtos oferecem recursos analíticos inovadores, atendendo as necessidades de informações dos executivos, proporcionando flexibilidade de análises e facilidade de uso, otimização de resultados, permitindo a mudança de decisões estratégias devido a precisão e agilidade de análises.
Em 2003, o faturamento da empresa foi de R$ 8 milhões, um crescimento de 30% sobre o ano de 2002. Sua estratégia de expansão privilegia a atuação por meio de distribuidores, sendo que hoje a EXECPLAN conta com 15 produtos de Business Intelligence em vários segmentos e para diferentes portes de empresas, e atualmente conta com 15 distribuidores, sendo 13 nacionais e 2 no exterior (Portugal e Colômbia).