Voltar para sala de imprensa

EXECPLAN lança nova solução de BALANCED SCORECARD via Web para o planejamento estratégico das empresas.

O eMASTER B.I. é uma solução completa de Balanced Scorecard para a gestão estratégica da empresa, acompanhamento de performance, controlando não apenas resultados financeiros, mas pessoas, inovações, tecnologias e outros ativos intangíveis

São Paulo, 31 de maio de 2003 – A EXECPLAN, empresa nacional especializada no desenvolvimento de Business Intelligence (B.I.), lança o eMASTER B.I., uma solução de Balanced Scorecard (BSC) desenvolvida em plataforma .NET, da Microsoft, ou seja, totalmente em ambiente Web.

Trata-se de um sistema de gestão de planejamento estratégico e de monitoramento da performance, com base em metas estabelecidas, mas não apenas os resultados econômico-financeiros, mas também o desempenho de mercado junto aos clientes, processos internos, pessoas, inovações e tecnologias. A somatória desses ativos, quando bem aplicada aos processos internos, proporciona uma maior sinergia junto aos clientes, trazendo às empresas melhores resultados financeiros. É o que o mercado chama de “criar valor com ativos intangíveis”.

Segundo Júlio Gualter, Vice-Presidente de tecnologia da EXECPLAN, a empresa já comercializa desde agosto de 2003 o MASTER B.I., sua primeira solução de BSC. “Percebemos que alguns clientes buscavam apenas uma solução de BSC, não atrelado a uma solução de B.I., por isso, resolvemos criar um produto que pudesse ser usado independentemente de nossas soluções de B.I. ou utilizado com elas, conforme a opção do cliente. Assim nasceu o eMASTER B.I., que é muito diferente do produto original, com mais de 60 novos recursos que dão mais flexibilidade e opções analíticas aos executivos”, explica o executivo.

“Para o desenvolvimento da nova versão, houve a colaboração de alguns clientes que instalaram o produto e fizeram várias sugestões de aprimoramento, além de recomendações de consultorias especializadas em BSC que fez com que alocássemos uma equipe para redesenvolver o produto em plataforma Web, com muito mais recursos, facilidades e flexibilidade, resultando numa ótima solução de BSC a custo muito baixo”, destaca Antonio Augusto, presidente da EXECPLAN

Julio Gualter comenta ainda que a solução segue todos os padrões tradicionais de BSC, abrangendo quatro perspectivas de desempenho: Financeira, Clientes/Mercado, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento, mas é claro que cada empresa define as suas. Se quiser definir mais que quatro perspectivas, não há problema, é muito fácil incluir mais perspectivas sem ter que customizar nada. “A metodologia de BSC pressupõe que a escolha de indicadores para a gestão de uma empresa não deve restringir-se às informações econômicas ou financeiras. Assim como não é possível realizar um vôo seguro baseando-se apenas no velocímetro do avião, os indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa esteja caminhando na direção correta”, diz.

Mapa estratégico
O eMASTER B.I. monta um mapa estratégico em que, com recursos gráficos, por meio de símbolos, é possível visualizar de forma clara o desempenho de atividades ou projetos. Há, por exemplo, faróis nas cores vermelho, amarelo e verde, sinalizando o cumprimento de prazos. “O recurso drag and drop do mapa estratégico facilita o reposicionamento dos objetos que sinalizam a atividade. A visualização gráfica dos indicadores por período, comparados com valores de planejamentos, além da possibilidade de visualização das projeções e tendências dos indicadores, são outros diferenciais”.

Por meio desses indicadores, o administrador consegue ver o andamento de um projeto, se o prazo está dentro do previsto, se orçamento foi ultrapassado, etc. Também é possível implementar alertas que disparam e-mails de forma automática sempre que determinada meta ou índice é atingido ou ultrapassado.

A implantação do eMASTER B.I. não exige que a empresa já tenha instalado algum sistema de ERP ou B.I., já que as informações podem ser inseridas manualmente. “Claro que, quanto maior for o nível de automação da empresa, mais eficiente será o processo, já que a alimentação dos dados será automática”, comenta o executivo.

O que é BALANCED SCORECARD
O BSC é uma metodologia de gestão estratégica em que os objetivos de uma empresa são estabelecidos e monitorados por meio da definição de indicadores de performance. São definidas quatro perspectivas e em cada uma delas os respectivos indicadores, relacionados entre si por relações de causa e efeito. Essas perspectivas normalmente são: Financeira, Clientes/Mercado, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento.

O método foi criado por Robert Kaplan e David Norton, em 1992, quando publicaram um artigo conjunto na Harvard Business Review. A definição clássica de BSC para Kaplan é que seu propósito é traduzir a missão e o foco das empresas em um conjunto abrangente de indicadores de desempenho, que serve de base para um sistema de controle e gestão estratégica. Cerca de 12 anos depois, a metodologia é empregada por algumas das maiores corporações do mundo e ganha aceitação crescente, principalmente devido à tecnologia que automatizou o método e permitiu aplicá-lo mesmo nas organizações mais complexas.

Sobre a EXECPLAN
A EXECPLAN é uma empresa 100% nacional, líder e especializada no desenvolvimento de soluções segmentadas de Business Intelligence, que facilitam a tomada de decisões por parte dos executivos com vários recursos para análises detalhadas das informações tático-estratégicas de um negócio. Entre seus diferenciais, destaca-se a sua exclusiva estratégia de implantação, bem diferente dos projetos convencionais, fazendo uma implantação corporativa em curto prazo, com qualidade e prazo garantido por contrato SLA, as mais avançadas e completas soluções de B.I.
Os seus produtos oferecem recursos analíticos inovadores, atendendo as necessidades de informações dos executivos, proporcionando flexibilidade de análises e facilidade de uso, otimização de resultados, permitindo a mudança de decisões estratégias devido a precisão e agilidade de análises.

Em 2003, o faturamento da empresa foi de R$ 8 milhões, um crescimento de 30% sobre o ano de 2002. Sua estratégia de expansão privilegia a atuação por meio de distribuidores, sendo que hoje a EXECPLAN conta com 15 produtos de Business Intelligence em vários segmentos e para diferentes portes de empresas, e atualmente conta com 15 distribuidores, sendo 11 nacionais e 4 no exterior (Portugal, Itália, Chile e Colômbia).


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: