Instituto de Engenharia

Esta é a sala de imprensa do Instituto de Engenharia. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.

Estudo do Instituto de Engenharia mostra que Brasil precisa de 20 anos para ter o mínimo de saneamento

Investimento de 10 bilhões de dólares anuais em áreas mais vulneráveis, resultaria numa redução de mais de 40 bilhões de dólares na Saúde, mesmo assim o Brasil está atrasado em 20 anos para assegurar água e esgoto tratado para todos

Para apoiar o País no desafio de garantir acesso à água e esgoto para toda a população, o Instituto de Engenharia (IE) acaba de lançar uma proposta com as diretrizes para universalização do saneamento no Brasil. Segundo relatório da SNIS, de 2018, a falta de água tratada e saneamento básico favorecem a rápida circulação de vírus letais pelo mundo colocando países como o Brasil, no qual 53,7% vivem sem acesso à coleta de esgoto e 35 milhões sem acesso à água potável, em um cenário de alta vulnerabilidade.

“Nosso intuito foi colaborar com a definição de diretrizes para superar as deficiências brasileiras e nossa instituição defende que as medidas propostas sejam iniciadas imediatamente”, afirma Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia.

O Estudo realizado pelo Instituto de Engenharia, sob responsabilidade da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia, traz medidas de curto, médio e longo prazos com responsabilidades direcionadas, separadamente, às esferas federal, estaduais e municipais e aos diversos atores da sociedade, inclusive destacando o papel essencial da mídia na conscientização da população, para que o País possa cumprir, embora com significativo atraso, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. O trabalho reuniu e compilou propostas extraídas a partir de entrevistas com 23 profissionais com experiência diversificada no setor de saneamento e de consultas a entidades públicas e privadas. São elencados, no documento, as prioridades e os caminhos para superar as deficiências brasileiras nas quatro áreas que compõem o saneamento: abastecimento de água; coleta, tratamento e destinação de esgotos; coleta e destinação de resíduos sólidos; e drenagem urbana.

Perspectivas para solução

“Nossa visão estabelece um horizonte de 20 anos para implantação do saneamento básico, e de 40 anos para solução das questões de drenagem, que são mais complexas. Confiamos que esse seja um prazo para chegar ao patamar dos países da OCDE”, esclarece Paula Rodrigues, coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do IE. “Para que não se perca o ritmo e o foco na execução da presente proposta, caberá aos governos, nos três níveis, estabelecer planos de curto, médio e longo prazos, com prioridades claras e metas quinquenais regionalizadas”, explica a organizadora do estudo Paula Rodrigues.

A proposta do IE é que essas ações sejam feitas a partir de uma avaliação multidisciplinar e com a participação de Universidades, Instituições de Pesquisa, entidades públicas e privadas, e sociedade civil; mantendo-se sempre o foco na saúde, no ambiente e na qualidade de vida.

O estudo considera indispensável a atuação da mídia, das escolas e das entidades sociais para a conscientização da sociedade sobre a importância do saneamento ambiental para a saúde da população e para um meio ambiente sadio. Aponta, ainda, que o desafio do Brasil para atingir padrões internacionais na área de saneamento depende das várias Engenharias, tais como a Sanitária, a Ambiental, a Civil e a Química; além dos diversos profissionais ligados ao setor. Segundo o Lafraia, o novo estudo faz parte do Projeto Brasil, uma série de estudos da entidade, que cumprem o compromisso do IE de “promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade brasileira”.

Alguns números que apontam os problemas de saneamento brasileiros:

• O Brasil ainda tem 100 milhões de pessoas que vivem sem acesso à coleta de esgoto e 35 milhões sem acesso à água potável, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019;
  • Existem 3.257 lixões a céu aberto, segundo Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). Os lixões contaminam o solo e as águas superficiais e subterrâneas. Neles proliferam vetores de diversas doenças;
  • Há 13 milhões de pessoas morando em áreas irregulares, segundo dados do IBGE (2016);
  • 80% das águas residuais no mundo são lançadas nos mananciais sem tratamento (UNESCO, 2019);
  • Só o Brasil interna anualmente cerca de 300 mil pessoas por doenças relacionadas à falta de saneamento, fonte BBC, de 2020;
  • O saneamento rural está muito abaixo do mínimo necessário, se comparado com o saneamento urbano (IBGE, 2016);
  • A dificuldade de acesso à água pelas populações do semiárido é enorme (INSA, 2014);
  • O acesso à água pela população de rua inexiste, dados do portal Tratamento de Água de 2020.

Atendimento: Bruno Costa

E-mail: brunoc@tramaweb.com.br