Sala de Imprensa

SBED - Sociedade Brasileira de Estudo da Dor

Esta é a sala de imprensa da SBED – Sociedade Brasileira de Estudo da Dor. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

Ver perfil

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor – SBED é uma associação multidisciplinar, com vários profissionais que lidam com a dor em suas diferentes esferas. A SBED foi fundada por um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, em São Paulo, em 1982. Em 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, que aconteceu em Seattle, nos Estados Unidos, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor – International Association for the Study of Pain- IASP. A SBED é responsável pelo evento CBDOR – Congresso Brasileiro da Dor, que neste ano acontecerá de 12 a 15 de setembro, em Natal (RN).

Especialista portuguesa apresenta conferência sobre opióides no Brasil

Ana Maria Rodrigues Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, é destaque na programação do 14º Congresso Brasileiro da Dor (CBDor), que acontece em São Paulo de 19 a 22 de junho

 

São Paulo, abril de 2019 – A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) realiza em São Paulo, de 19 a 22 de junho, o 14º Congresso Brasileiro da Dor (CBDor), que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento contará com diversos convidados nacionais e internacionais que levarão ao público conhecimentos sobre o tema da dor de diferentes áreas da saúde.

Entre os destaques da programação está a conferência “Rotação de Opióides. Como? Quando? A quem?”, apresentada pela médica anestesiologista Ana Maria Rodrigues Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e coordenadora da Unidade de Dor do Hospital Professor Fernando Fonseca.

Na apresentação, a especialista abordará detalhes sobre esse tema que ganha cada vez mais destaque no estudo da dor. A rotação de opióides refere-se ao processo de mudança de um determinado fármaco, ou via da administração do mesmo, com o objetivo de obter melhores resultados no tratamento de um quadro de dor. “Podemos dizer também que é a troca de um opióide por outro quando a analgesia é insuficiente ou os efeitos adversos do opióide não se conseguem controlar”, explica a médica.

Na entrevista abaixo, Ana Maria dá uma prévia dos temas que tratará em sua conferência no CBDor. Confira.

SBED – A rotação de opióide é uma prática comum?

Dra. Ana Pedro – Há estudos que demonstram que podem ser necessárias cinco rotações sucessivas de um opióide de ação prolongada por outro para se obter um nível de analgesia adequado com efeitos adversos toleráveis. É uma prática comum tanto em dor oncológica como não oncológica.

SBED – Quando se deve fazer rotação de opióide?

Dra. Ana Pedro – A rotação de opióide está indicada quando há redução da capacidade analgésica, efeitos adversos incontroláveis/toxicidade ou outras ocorrências como rotura de fornecimento, perda de via de administração, entre outras.

SBED – Quais os riscos da rotação de opióides?

Dra. Ana Pedro – Sempre que se realiza a rotação de opióide pode ocorrer uma de duas situações:

  1. Sobredosagem e efeitos adversos graves e potencialmente fatais;
  2. Dose excessivamente baixa com agravamento da dor e eventualmente síndrome de abstinência.

SBED – Como é feita a rotação?

Dra. Ana Pedro – Com recurso às tabelas de equianalgesia, calcula-se a dose total diária do novo opióide e em seguida reduz-se 25 a 50% da dose, considerando a variabilidade individual e tolerância cruzada incompleta. Deve ser prevista terapêutica de resgate e feita reavaliação regular até se atingir o objetivo terapêutico.

Para saber mais sobre o congresso, acesso: http://sbed.org.br/14o-cbdor/

 

Sobre o 14º CBDor

Data: 19 a 22 de junho

Horário: das 8h às 18h

Local: Centro de Convenções Frei Cancea (Dentro do Shopping Frei Caneca)

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP

Inscrições e informações no site: http://sbed.org.br/14o-cbdor/

Sobre a SBED – Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor – SBED foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo, em 1982. Em agosto de 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, que aconteceu em Seattle, nos Estados Unidos, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor – International Association for the Study of Pain- IASP.

Sobre a empresa

Empresa: SBED - Sociedade Brasileira de Estudo da Dor

Site: www.sbed.org.br

https://www.facebook.com/sbed.dor/

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.