Voltar para sala de imprensa

Empresas do Cietec participam do Salão de Novos Negócios

A apresentação da primeira célula combustível desenvolvida no Brasil, prego líquido industrializado e materiais para uso na área biomédica são os destaques das empresas residentes no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) durante o Brasiltec 2003, um dos mais importantes eventos de tecnologia da América Latina. A Electrocell, CNZ e Adespec participarão do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica e Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas, que apresentará produtos, serviços, equipamentos e processos da tecnologia de ponta do país, de 29 de julho a 02 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Considerada a maior incubadora do país, o Cietec tem atualmente mais de 80 empresas desenvolvendo importantes projetos nas áreas de Instrumentação, Biomedicina e Biotecnologia, Laser, Química, Novos Materiais, Informática, Meio Ambiente e Aplicações Técnicas Nucleares. Para o evento, foram selecionados os de maior destaque nacional e internacional para serem apresentados ao público no Salão de Novos Negócios.

Electrocell apresenta a primeira célula combustível desenvolvida no país e mostra kit didático para explicar seu funcionamento
O primeiro protótipo de célula combustível desenvolvido no Brasil será mostrado ao público durante o Salão de Novos Negócios. Para o evento, a Electrocell, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, vai apresentar um kit que permite a demonstração do funcionamento da célula combustível de forma prática e simplificada e que pode ser usado nas escolas. A célula combina átomos de hidrogênio e oxigênio e transforma energia química em elétrica sem passos intermediários, como ocorre no caso da queima de combustíveis, e sem poluir o meio ambiente, produzindo apenas vapor de água como resíduo. Viabiliza ainda o carro a hidrogênio e pode ser usado de maneira efetiva como fonte de energia em residências, condomínios, edifícios residenciais, edifícios comerciais e empresas.

A solução é apontada como uma nova fonte de energia para ser usada em substituição à elétrica ou ao diesel e outras fontes poluentes e coloca o Brasil em posição de destaque em relação ao desenvolvimento dessa nova tecnologia. Em fevereiro deste ano, os engenheiros Gerhard Ett e Gilberto Janólio, pesquisadores que há três anos integram a Electrocell, apresentaram este projeto durante o Brazil Tech Day, em Washington. Este fato abriu a possibilidade de cooperação entre instituições de pesquisa dos dois países, além da exposição das atividades tecnológicas do Brasil para diversos segmentos da comunidade científica americana.

A empresa, criada há três anos por um grupo de pesquisadores da USP, produz células de 25kW a pronta entrega com material quase 100% nacional e trabalha no desenvolvimento de protótipos com o dobro de potência. No estande, também serão expostas diversas aparelhagens voltadas para pesquisa como carga dinâmica para teste, controlador de temperatura e umidificador.

CNZ apresenta novas tecnologias para a aplicação em biotecnologia
A CNZ mostrará ao público as inovações tecnológicas para a área de biotecnologia. Para dar suporte ao desenvolvimento de equipamentos eletro-eletrônicos empregados em laboratórios, biomedicina e também para pesquisas em biotecnologia, a empresa apresentará Kits de Desenvolvimento de Microcontroladores, utilizados para o desenvolvimento de projetos para estas áreas e também de automação e controle industrial.

A empresa conta com recursos obtidos junto ao CNPq e a FINEP para a pesquisa e desenvolvimento de um Termociclador (também conhecido como PCR), que tem como função fazer a multiplicação de fragmentos de DNA através de ciclos térmicos definidos. Este equipamento é muito utilizado por pesquisadores do Projeto Genoma e também, por laboratórios de análises clínicas , para a realização de exames de paternidade.

Adespec – Prego líquido disponível para o consumidor
O primeiro prego líquido brasileiro, cola que não possui solventes ou substâncias tóxicas em sua formulação, agora será industrializado. Criado pela empresa Adespec, o produto elimina a necessidade de furar, parafusar ou pregar. Durante o evento, a empresa vai mostrar esses produtos que estarão sendo comercializados a partir do próximo mês, com embalagens para consumo. Carro-chefe da empresa, o produto proporciona uma combinação de força de adesão e flexibilidade, evitando desprendimentos e rachaduras e é indicado para madeira, cerâmica, azulejo, concreto, fórmica, metais e todos os substratos da construção civil. Sua produção chega a 50 mil unidades mensalmente, ganhando mercado por sua praticidade e qualidade.

Voltado para instituições de pesquisas e financeiras, privadas e governamentais, o Brasiltec vai colocar em evidência a tecnologia e os efeitos de sua utilização na expansão e abertura de negócios, possibilitando o surgimento de parcerias para produção e o intercâmbio científico. O evento promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) também visa estabelecer vínculos entre o desenvolvimento científico e tecnológico e as políticas do governo. Serão cerca de 500 expositores e um público esperado de 80 a 100 mil pessoas.

O II Fórum de Inovação Tecnológica discutirá os seguintes temas: “Política de C&T para o Desenvolvimento Social”, “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e “C&T como Apoio ao Desenvolvimento Econômico Social”, com participação especial do ministro de Ministério da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral.

Serviço
Brasiltec – II Salão e Fórum de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas e VII Salão Qualidade Brasil
Data: 29 de julho a 02 de agosto
Horário: das 16h às 22h
Endereço: R. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo-SP
www.brasiltec.com.br

Descrição: Kit de celula combustível – Electrocell .
Tamanho: 184 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Descrição: Gerhard Ett, pesquisador da Electrocell.
Tamanho: 1.045 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: