Voltar para sala de imprensa

Empresa do Cietec faz projeto de monitoramento para Hospital Santa Catarina

Preocupado com a proteção ambiental, o hospital paulistano Santa Catarina instalou um sistema de monitoramento de vazamento e controle de volume no tanque subterrâneo de seu novo sistema de bombeamento de óleo diesel. O aparelho chamado EC 1000 evita que o combustível, que alimenta os geradores de energia e vapor, falte ou vaze e polua o solo. Produzido pela Econtrol, o equipamento usa tecnologia 100% nacional e foi desenvolvido nos laboratórios da USP com o apoio do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec).

Os geradores de energia do Hospital Santa Catarina atendem a todo o complexo em caso de emergência e evitam acidentes e problemas resultantes de quedas de energia. O equipamento também proporciona economia à instituição, pois trabalha no horário de pico dos dias úteis eliminando o fornecimento da concessionária neste período. Já os geradores de vapor são usados para a esterilização de instrumentos da Central de Material e para o aquecimento dos panelões e do banho-maria do Setor de Nutrição.

“O equipamento da Econtrol nos traz maior confiabilidade ao sistema referente a vazamento de produto, garantindo maior segurança para o operador e aos pacientes. Também solicitamos um medidor de volume interno para gerenciar o produto armazenado e evitar sua falta”, declara o gerente de infra-estrutura do Hospital Santa Catarina, Antônio Barroqueiro.

Instalada no Cietec, na Cidade Universitária da USP, a Econtrol desenvolveu o EC1000, sistema de monitoramento de vazamentos e controle de volume, como um dos primeiros produtos de uma família voltada à proteção ambiental. A solução é composta por um conjunto de sensores, ligados a uma interface conversora analógico-digital multicanal, que transfere a informação sobre o tanque monitorado para um computador. As principais vantagens da Econtrol são a melhor relação custo-benefício e a agilidade de adequação ao mercado.

“A criação da Econtrol vai de encontro aos anseios do novo governo federal, uma vez que desenvolve tecnologia nacional, reduz nossa dependência externa de dólares e cria empregos. Hoje nosso principal concorrente importa os equipamentos de monitoramento”, declara o sócio, Sérgio Lara.

O EC1000 se enquadra nas exigências das normas de segurança da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Todo posto de gasolina que for construído, por exemplo, é obrigado a instalar aparelhos de monitoramento de vazamento em seus tanques de combustível, enquanto os antigos têm prazos de tempo determinados para se adequar às novas normas.

“Nos próximos anos, todos os postos precisarão estar dentro das determinações da Cetesb e isso nos dá um possível mercado consumidor de cerca de 12 mil clientes em cinco anos”, afirma outro sócio da Econtrol, Wagner Marini. Além de postos de serviços e hospitais, o EC1000 pode ser adquirido por indústrias químicas e farmacêuticas, transportadoras, garagens, distribuidoras, companhias de petróleo e bases de armazenamento de combustível em geral.

Sobre a Econtrol
A Econtrol é uma empresa voltada à produção de tecnologias para proteção do meio-ambiente. Criada há um ano, a Econtrol está instalada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). Entre seus principais clientes estão o Hospital Santa Catarina, o prédio da Telefônica, na Vila Mariana, e os Postos de Combustível Emelyn, Mina do Rio Pequeno, Box 4, Compasso e Calon, todos em São Paulo, além de um em Guarulhos e outro em São José dos Campos.

Sobre o Hospital Santa Catarina
O Hospital Santa Catarina, localizado na Av. Paulista em São Paulo, foi fundado em 1906 e atualmente tem um quadro de 1070 funcionários. O complexo hospitalar atende a cerca de 1400 internações por mês. Suas áreas de especialidade são Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurologia, Maternidade, Diagnóstico por Imagem e Pronto Atendimento.

Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 98 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira. Site: www.cietec.org.br

GLOSSÁRIO
Incubadoras: Instituições que se destinam a apoiar empreendedores, criando condições para o crescimento de suas empresas. As incubadoras oferecem serviços especializados, orientação, espaço físico e infra-estrutura técnica, administrativa e operacional.

Incubadas: empresas constituídas (ou empreendedores) que dominam uma tecnologia e têm interesse em desenvolver seu produto ou serviço na Incubadora. É necessário que disponham de capital mínimo assegurado para o início da operação e tenham previsão de obter faturamento em até 12 meses após a instalação.

Descrição: Equipamento desenvolvido pela Econtrol.

Tamanho:262KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: