Voltar para sala de imprensa

Educadora gaúcha mostra a importância da organização do espaço escolar no aprendizado das crianças

Obra mostra que muitos professores ainda preservam uma postura conservadora e centralizadora diante das mudanças, demonstrando certa dificuldade em deixar de ser a figura do centro de sua sala de aula.

Obra mostra que muitos professores ainda preservam uma postura conservadora e centralizadora diante das mudançasSão Paulo, 20 de novembro de 2003 – “O professor deve fazer do espaço escolar um parceiro pedagógico e inserir o modo de organização deste ambiente na sua metodologia de ensino”. A partir desta idéia, a pedagoga Maria da Graça Souza Horn elaborou o livro “Sabores, Cores, Sons, Aromas – A Organização dos Espaços na Educação Infantil”, lançamento da Artmed Editora.

O livro está divido em cinco capítulos. O destaque da obra fica por conta das anotações e registros apresentados pela autora no capítulo 4, resultado de uma pesquisa realizado no ano de 2000, em uma escola privada de Porto Alegre. Ela explica o comportamento das crianças diante dos jogos, das brincadeiras, dos materiais utilizados nessas atividades, sem esquecer de dar voz aos professores, que são testemunhas das mudanças de aprendizado.

Horn percebeu a inquietação dos educadores a partir dos depoimentos, e afirma que eles não sabiam como agir em diversas situações: “…Essas brincadeiras de lutas…como vou trabalhar com isso…!”. Durante a pesquisa, a autora observou uma certa postura conservadora dos profissionais, principalmente quando mostravam a dificuldade em “deixar de ser a figura do centro” de sua sala de aula.

Normalmente o fato de mudar a disposição das carteiras já implica em uma séria de problemas para o professor, pois tem a sensação de descontrole da turma. Para a autora, isso reforça o papel controlador do educador que se desorganiza ante a possibilidade do “diferente”. “Os professores parecem ignorar que o ato de brincar e jogar são muitos importantes para as crianças”, reforça.

Segundo Horn, o espaço quando é realmente organizado e equipado chama a atenção da criança para o aprendizado e o professor, neste momento, tem o papel de mediador do processo. “As relações do aluno com o mundo e com o saber não depende só do educador para que elas aconteçam. Podemos dizer que ele tem a função de otimizar essas relações”, esclarece.

Sobre a autora
Maria da Graça Souza Horn, irmã do ex-ministro da educação Paulo Renato, é pedagoga e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Serviço
Livro: “Sabores, Cores, Sons, Aromas – A Organização dos Espaços na Educação Infantil”
Autora: Maria da Graça Souza Horn
Formato: 16×23 cm; 120 páginas.
Preço de capa: R$ 25,00
Preço Promocional na 49ª Feira do Livro de Porto Alegre: R$ 20,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: