Sala de Imprensa| Aef-Brasil
Voltar para sala de imprensa

Educação Financeira já atinge 30% das escolas municipais de Chapecó

Em dois meses, o tema foi aplicado de forma transversal em sala de aula em disciplinas como Português, História e Geografia

Associação de Educação Financeira do Brasil capacita professores da rede pública

São Paulo, junho de 2019 – A cidade de Chapecó recebeu no mês de abril, o Projeto Itinerante da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, que cumpre a importante missão de levar educação financeira à população ao capacitar professores da rede pública sobre o tema. Após a capacitação, em apenas dois meses, 30% das escolas de Chapecó já inseriram o tema em disciplinas como Português, História e Geografia e mais de 3 mil alunos foram impactados pelo projeto.

A aplicação do conteúdo nas escolas pode transformar vidas e proporcionar mudança de comportamento nas famílias, pois o conteúdo que o aluno aprende dentro de sala de aula pode ser replicado em sua casa, tornando-o um multiplicador desse conhecimento junto a sua família.

“Acreditamos no potencial dos professores como multiplicadores da educação financeira e temos diversas iniciativas voltadas à capacitação desse público, afinal, eles fazem parte da vida de milhões de crianças e jovens em todo o país que, por sua vez, também podem replicar em suas famílias os ensinamentos adquiridos no ambiente escolar. Conhecemos muitas histórias de alunos que conseguiram transformar positivamente as finanças de casa junto com seus pais”, afirma Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Segundo os dados da Serasa Experian, o número de brasileiros com dívidas atrasadas e CPF negativado bateu novo recorde e chegou a 63,2 milhões em abril, o que representa 40,4% da população adulta do país. Em Chapecó, há mais de 54 mil inadimplentes, sendo que em fevereiro de 2019, a cidade indicava que cerca de 90 mil pessoas estavam endividadas. No estado de Santa Catarina 33,1% da população está endividada.

“As crianças são parte fundamental de todo o processo de educação financeira, afinal de contas elas serão a próxima geração, e que se não houver uma mudança de comportamentos e hábitos, vamos ter mais uma geração endividada, empobrecida e sem autonomia em seus processos de escolha. Com a aplicação da educação financeira em sala de aula, conseguiremos ter cada vez mais pessoas educadas financeiramente e podemos conquistar uma população mais consciente e menos endividada”, completa Claudia Forte.

A capacitação de professores realizada pela AEF-Brasil segue as diretrizes da ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, Decreto Lei DECRETO Nº 7.397, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010 que institui uma política pública que tem por finalidade disseminar a educação financeira junto à população. A iniciativa oferece aos docentes de todo o Brasil, de forma gratuita, informação, formação e orientação, além de parcerias com órgãos e entidades públicas e instituições privadas. Em 2018, a ação formou mais de mil profissionais de educação em 38 cidades.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: