Voltar para sala de imprensa

Diário de aula: recurso de reflexão e desenvolvimento profissional do educador

Miguel Zabalza classifica os diários como uma maneira notável de enriquecer a atividade do professor

São Paulo, 14 de maio de 2004 – Escrever sobre o que se está fazendo como profissional é um interessante procedimento para normatizar os padrões de trabalho. Esta é a experiência enfocada por Miguel Zabalza, no livro “Diários de Aula”, que destaca, de forma reflexiva e com exemplos práticos, a importância da utilização dos diários tanto no processo de formação profissional como no de pesquisa e na qualificação da prática cotidiana. A obra será um dos lançamentos da Artmed Editora na 11ª Feira Internacional de Educação – Educar, que acontece entre os dias 19 e 22 de maio, em São Paulo.

Segundo Zabalza, os diários contribuem de uma maneira notável para o estabelecimento de uma espécie de “círculo de melhoria”, capaz de enriquecer a atividade do professor. “Pelas anotações que vamos recolhendo, acumulamos informações sobre a dupla dimensão da prática profissional: os fatos que vamos participando e a evolução desses fatos”.

A obra está divida em três partes. A primeira se refere aos diários como recurso dialético de reflexão pessoal e desenvolvimento profissional. A segunda parte contém textos de vários diários de professores, que são analisados seguindo, inicialmente, uma metodologia simples de análise de conteúdo. A última é a análise dos dilemas básicos que aparecem nos diários. A obra conclui com algumas reflexões sobre o trabalho com diários e a forma como se pode obter maior rendimento de seu uso, tanto na perspectiva técnica como na pessoal.

A descoberta do autor sobre a importância do registro aconteceu no término do curso universitário, quando Zabalza acolheu seis garotos com deficiência mental em sua casa. O diário, nesse momento, serviu para reconstituir mentalmente as atividades realizadas durante o dia. “Agora, após décadas de exercício profissional, continuo escrevendo o diário como recurso de reflexão e lucidez profissional”, completa.

Miguel A. Zabalza participará da sessão de autógrafos no estande da Artmed Editora, no dia 19 de maio, às 19h30.

Serviço
Diários de aula
Miguel A. Zabalza
Formato: 16x23cm, 168p.
Preço:R$ 29,00

Sessão de Autógrafos
Autor:Miguel A. Zabalza
Local:Estande da Artmed Editora
Endereço:Rua H/I – nº 09/10
Horário:às 19h30

11ª Feira Internacional De Educação – EDUCAR
Data: 19 a 22 maio
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Vermelho
Endereço: Rua: José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme / São Paulo

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: