Dia do Cabeleireiro: Confira dicas para empreender e crescer no mercado de beleza - Trama
Voltar para sala de imprensa

Dia do Cabeleireiro: Confira dicas para empreender e crescer no mercado de beleza

Para comemorar a data, comemorada em 19/1, especialista ensina como ter um salão de sucesso

São Paulo, janeiro de 2018 – O dia 19 de janeiro é dedicado, no Brasil, a uma das profissões mais tradicionais do mundo, a de cabeleireiro. Para comemorar a data, o diretor técnico da Varcare, marca do grupo MSA Kosmetic focada na produção de cosméticos profissionais para cabelos, separou algumas dicas essenciais para os profissionais que buscam crescer neste mercado, que segue em crescimento mesmo em tempos de crise.

De acordo com dados do Sebrae, o número de salões de beleza em funcionamento no país em 2012 era de 155 mil, aumentando para 600 mil em 2016.

“A nossa profissão oferece muitas oportunidades, mas para empreender é preciso persistência e atenção a algumas questões fundamentais, como estar atento às tendências de beleza e à qualidade dos produtos utilizados”, diz Beto.

Abaixo, seguem dicas detalhadas para os profissionais que pretendem empreender no setor.

1) Ofereça excelência no atendimento

O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes para ter sucesso no salão de beleza. “O consumidor, independente do serviço que procura, gosta de bom atendimento e de receber atenção especial, principalmente no setor de beleza, no qual cuidamos da autoestima de pessoas”, avalia Beto.

O bom atendimento começa desde o telefone, onde as informações devem ser passadas com clareza e paciência, e continua na visita pessoal que o cliente faz ao salão, onde deve encontrar simpatia, preço justo e uma agenda organizada. “Deve-se tomar muito cuidado com o tempo de espera. Ofereça sempre algum atrativo, como um café, por exemplo. Imagine que receberá alguém na sua casa e quer que a visita retorne”, ilustra.

2) Estude e esteja sempre atento às tendências

Para abrir um negócio, é necessário conhecer tudo o que envolve o segmento em que se está empreendendo, como as operações, os fornecedores e os clientes. No caso do salão de beleza, os profissionais também devem sempre se reciclar e estudar, já que as tendências variam de tempos em tempos.

“É muito importante que o cabelereiro esteja sempre antenado ao mercado e faça bons cursos da área”, ressalta o diretor técnico da Varcare. Uma boa dica é conversar com colegas de profissão e avaliar a formação de profissionais reconhecidos. É importante conhecer tanto a qualidade técnica quanto profissional da empresa na hora de escolher o local de estudo.

3) Trabalhe com marcas consolidadas e de qualidade real

Na hora de escolher um local para realizar uma mudança capilar, além da técnica do hairstylist, o cliente procura um salão que tenha bons produtos. “O uso de produtos de baixa qualidade pode comprometer de forma drástica um determinado procedimento realizado numa cliente. Conhecer a procedência desse material e apostar na qualidade é tão essencial quanto o saber técnico”, afirma Beto.

“No meu salão, trabalho há anos com a Varcare, pois a marca é reconhecida no mercado pela alta qualidade e eficiência. Os resultados são efetivos para os mais diversos tratamentos e procedimentos capilares, tanto para o cabeleireiro quanto para o consumidor final”, reforça o diretor técnico.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: