Sala de Imprensa | EDC Group
Voltar para sala de imprensa

Criação da cultura empresarial focada na experiência do funcionário fomenta lucros e diminuiu as taxas de demissão

Com taxa de 82% de turover, investimento em políticas embasadas no conceito de employee experience podem ser a solução

As relações de trabalho estão passando por reestruturações significativas nos últimos anos, entre as mudanças, destaca-se a necessidade de construir um canal de comunicação construtivo entre distintos cargos hierárquicos dentro das empresas. Embora as vantagens da construção desse tipo de relação sejam muitas, é comum que métodos antigos de interação interna ainda perdurem e, com isso, fomentem diversos malefícios para as organizações, sobretudo, o acréscimo no percentual de turnover.

Nos últimos três anos, a rotatividade de funcionários teve um crescimento de 38% em todo o mundo. Já no Brasil, de acordo com a pesquisa da consultoria Robert Half, o percentual foi de 82%. O motivo por trás desses dados são muitos, entre eles, destaca-se a falta da criação de uma cultura interna baseada na employee experience, onde o que conta é a experiência do funcionário dentro da organização, como ele é recebido, remunerado e reconhecido.

“Para que esse tipo de conceito funcione aplicado na prática, o caminho recomendado para as empresas é começar com pequenas ações, como a criação de canais de comunicação e acolhimento, formais ou informais, que sejam realmente isentos de julgamento. Além da preparação dos líderes, educando-os para a cultura do ouvir, é que os liderados estejam seguros e livres para expressar suas ideias e opiniões’’, explica Grazi Piva, diretora de RH da EDC Group.

A estruturação desse tipo de cultura permite que os colaboradores deixem de ser apenas expectadores e sintam-se uma parte importante no processo de tomada de decisão da empresa “Com isso, os funcionários se sentem mais livres para solucionar questões simples que mais tarde poderiam se tornar motivos para desligamentos. Além disso, é possível aumentar a produtividade, fomentar novas ideias e diminuir a taxa de erro das equipes’’, enfatiza a diretora.

O investimento em políticas desse tipo contribui para a formação de uma reputação benéfica para as organizações. Como por exemplo, a Kordsa Brasil, fabricante de fibras e filamentos que em 2019 levou o título de empresa do ano no ranking Melhores Empresas para Trabalhar do Guia VOCÊ S/A.  Por trás da história de sucesso, a empresa possui uma longa jornada de transformação. Eles basearam-se no feedback dos funcionários para apostar em uma liderança mais humanizada e na otimização de processos internos.

A disponibilização de um espaço de escuta dentro das empresas que esteja isento de julgamentos e condições hierárquicas, faz com que os funcionários se sintam mais ativos e inspirados para dar o seu melhor. De acordo com a pesquisa da Gallup, esse clima organizacional gera em média mais de 21% de lucro.

” É imprescindível que as empresas entendam que os funcionários estão à frente do atendimento ao cliente e possuem muito mais informações sobre os processos empresariais. Inseri-los nas tomadas de decisões, consultá-los durante mudanças e implementações é crucial para estabelecer um clima organizacional promissor. É preciso deixar no passado o conceito de que o funcionário não deve se opor e expor questões que devem ser melhoradas na companhia, esse tipo de prática favorece todos os lados e otimiza inúmeros processos’’, conclui Grazi Piva, diretora de RH da EDC Group.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: