Voltar para sala de imprensa

Cresce número de processos de consumidores contra empresas de telemarketing no Brasil

Estudo da Kurier revela que as principais ações foram Procedimento do Juizado Civil, Execução Fiscal e Processo Cível do Trabalho

Imagem meramente ilustrativa

 

São Paulo, setembro de 2019 – De acordo com o estudo realizado pela Kurier, empresa pioneira em tecnologia e inteligência jurídica, os processos de consumidores contra empresas de telemarketing, no Brasil, aumentaram, principalmente, na esfera da Justiça Estadual, por dois anos consecutivos. Em 2018, 93% dos processos registrados pertenciam a Justiça Estadual, contra 7% da Justiça Federal. Já em 2019, 96% dos processos registrados foram na Justiça Estadual, sendo 4% na Justiça Federal.

 

A pesquisa mostrou que os principais tipos de processos registrados por consumidores contra empresas de telemarketing no País foram: Procedimento do Juizado Civil, Execução Fiscal e Processo Cível do Trabalho. O estudo aponta também que as cidades que mais tiveram processos foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE). Além disso, o levantamento relata que as empresas que lideraram o ranking de ações judiciais, no período avaliado, foram a Paschoalotto Serviços Financeiros, Banco Bradesco S/A e Zanc Assessoria Nacional.

 

O estudo, realizado em julho deste ano, apresenta as distribuições de processos entre 2018 e 2019, em todo o território nacional, por meio da Kurier Analytics, plataforma analítica, descritiva e preditiva, desenvolvida pela Kurier. A ferramenta conta com dois módulos, o Descritivo –  que possibilita uma visão sintética e analítica dos dados da justiça brasileira, apresentando toda sua movimentação, com mais de 200 milhões de processos na base e atualização diária de mais de 150 mil processos – e o Preditivo – responsável pela entrega da distribuição de probabilidade de encerramento dos processos antes mesmo do seu nascimento, bem como pela previsão de sua duração para cada um de seus possíveis desfechos e estimativa do valor a ser desembolsado pelo réu, no caso de final desfavorável.

Tipos de processos que lideraram o estudo

 

  • Procedimento do Juizado Civil

Líder no ranking por 2 anos consecutivos, este tipo de processo trata de assuntos como direito do consumidor, danos morais, ações de cobrança, ações de execução, acidente de trânsito, etc. Em 2018, o Procedimento do Juizado Civil representou 41% das ações de consumidores contra empresas de telemarketing. Já em 2019, saltou para 48%, obtendo, portanto, um aumento de 7%.

 

  • Execução Fiscal

Termo que se aplica ao procedimento especial em que a Fazenda Pública requer de contribuintes inadimplentes o crédito que lhe é devido, utilizando-se do Poder Judiciário, pois não lhe cabe responsabilizar o devedor. Em 2018, os processos de Execução Fiscal ocuparam a segunda posição do ranking citado no levantamento da Kurier, representando 17% das ações judiciais. Já em 2019, passou para a terceira posição, representando 9% dos processos.

 

  • Processo cível e do trabalho

A seção Cível atende causas relacionadas a família, consumidor, compra e venda, danos morais, contratos, cobranças e muitas outras. Em 2018, este tipo de processo ficou em terceiro lugar no ranking do estudo, representando 10% das ações judiciais. Já em 2019, foi para o segundo lugar, constituindo 13% dos processos.

 

Resultados de 2018 / Resultados de 2019, respectivamente.

 

Cidades com maior número de processos registrados

 

As cidades que mais receberam processos contra empresas de teleatendimento foram São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. São Paulo registrou 14% dos processos do País, no primeiro semestre de 2019, obtendo uma redução de 5%, em relação ao ano anterior. A cidade ficou em primeiro lugar do ranking por dois anos consecutivos. O Rio de Janeiro representou 6% dos processos do Brasil, em 2018, e 5%, em 2019.  A cidade ficou em segundo lugar do ranking, nos dois anos avaliados pelo levantamento. Já Salvador representou, em 2018, 5% dos processos do País e, em 2019, manteve a porcentagem, bem como o terceiro lugar consecutivo na liderança de ações judiciais. Recife aparece em quarto lugar em 2018, representando 3% dos processos e, em 2019, empata com Belo Horizonte, também com 3% das ações judiciais.

 

Resultados de 2018 / Resultados de 2019, respectivamente.

 

 

Empresas que mais receberam processos

 

O estudo da Kurier aponta que a Paschoalotto Serviços Financeiros foi a empresa líder em processos judiciais de consumidores contra empresas de teleatendimento em 2018 e 2019. Apenas no primeiro semestre de 2019, a empresa foi responsável por 19% dos processos no País, contra 17% registrados em 2018. Já o Banco Bradesco S/A, ficou em segundo lugar no ranking da pesquisa, por dois anos consecutivos, representando 13% dos processos recebidos no Brasil em 2019 e, em 2018, 12%. O terceiro lugar, no período avaliado, fica com a Zanc Assessoria Nacional que representou 10% das ações judiciais em 2018 e em 2019.

Resultados de 2018 / Resultados de 2019, respectivamente.

 

Para Pedro Neto, Head of Legal da Kurier, a alta taxa de judicialização é um reflexo do descaso com a privacidade, sossego e a tranquilidade do consumidor, além de caracterizar falha na prestação de serviço de telefonia. “Cada vez mais os tribunais têm sedimentado o entendimento de que o telemarketing excessivo gera dano moral. Por vezes, as abordagens destas empresas representam um total descuido às normativas setoriais como, por exemplo, o ‘Código de Ética do Telemarketing’ e, principalmente, ao que serve de defesa da parte, geralmente, mais fraca que é o ‘Código do Consumidor (Lei 8.078/90)’ ” , afirma Neto.

 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: