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Contact center inteligente reduzirá custos e elevará produtividade na interação com clientes, diz estudo

  • Em oito anos, soluções de automação de processos e inteligência artificial podem

reduzir em até 40% o tempo gasto por atendentes com tarefas convencionais; 

  • Fornecedores de CRM precisam investir até 2022; depois pode ser tarde para

correr atrás da concorrência.

 

AI (artificial intelligence) concept.

São Paulo, 19 de março de 2019 – Um novo estudo publicado pela consultoria A.T. Kearney aponta que soluções de Inteligência Artificial (IA) e de automação robótica de processos (RPA) podem reduzir o tempo dedicado por agentes de contact center a processos convencionais em 25% até 2022, e em 40% até 2027. A digitalização está transformando o crescente mercado global de contact centers, atualmente estimado em €65 bilhões – os provedores de serviços estão usando uma série de tecnologias com eficiência de custo para aumentar o desempenho, entregar valor adicionado aos seus clientes e superar as expectativas dos clientes por melhores serviços ao consumidor.

 

No entanto, apesar do comprovado potencial de aumento de produtividade, muitos fornecedores de soluções de gestão do relacionamento com clientes (CRM) ainda não investem o suficiente – ficando para trás à medida que a indústria avança.

 

A análise da A.T. Kearney destaca que a velocidade com que as tecnologias de automação vêm evoluído garante às empresas uma excelente janela de oportunidades para ganhar a frente no mercado. No entanto, a expectativa é que essa janela feche já nos próximos dois anos. A partir de 2022 será muito mais difícil alcançar os concorrentes que já estão começando agora a investir em soluções inteligentes para call centers. Em dois anos, a tecnologia alcançará o nível de adoção em massa, e as operações do contact center estarão automatizadas ao máximo, dificultando a tarefa dos provedores de CRM de alcançar aqueles que saíram na frente. À medida que erros humanos forem eliminados, a qualidade e a assertividade das soluções aumentará e, como resultado, os fornecedores desenvolverão produtos de automação ainda mais inteligentes.

 

Segundo a análise, para acompanhar o mercado, será fundamental investir em IA, que vem rapidamente amadurecendo com recursos de machine learning e processamento natural de fala. Além disso, o software irá cada vez mais servir como suporte para agentes ao mesmo tempo em que desempenharão interações padronizadas.

Aqui você encontra a íntegra do estudo da A.T. Kearney, com mais detalhes sobre a adoção de RPA e IA em contact centers, fatores que impactarão a adoção de tecnologia nesses ambientes e casos de sucesso que ilustram o impacto da automação.

 

 


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