Voltar para sala de imprensa

Setor da construção civil mantém mercado de trabalho aquecido, criando oportunidades de capacitação profissional

*Guilherme Quandt 

O setor da construção civil vem surpreendendo positivamente, principalmente pela continuidade no aquecimento do mercado de trabalho, que segue nesse ano o bom momento registrado em 2021. Segundo dados do último relatório do CAGED – Cadastro Geral de Empregos e Desempregos -, nos primeiros cinco meses do ano, o setor da construção gerou 155.507 novos postos de trabalho, o que representa 63,5% do total de vagas criadas nos 12 meses do ano passado. 

Essa continuidade de demanda de mão de obra ainda é, em partes, reflexo da queda nas taxas de financiamento vistas entre 2019 e 2020. Mas também se pode pontuar que, por conta do isolamento social, a execução de obras e reformas no começo da pandemia foi interrompida, sendo retomada assim que houve maior liberação no fluxo de pessoas. 

Por conta disso, conforme observado recentemente no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), a inflação da mão de obra também apresentou crescimento, alcançando 4,37% no mês de junho. Esse movimento de alta tem como responsável o aumento no preço generalizado do custo de vida e com a demanda tanto para obras quanto para reformas em alta, o trabalhador consegue negociar termos melhores para si. 

Em um período como esse, de alta demanda por trabalhadores, surge também muitas oportunidades de desenvolvimento e capacitação profissional. Como um setor que vem passando por um promissor movimento de transformação digital, buscar por cursos e conteúdos focados nessas tendências tecnológicas pode ser a chave para se diferenciar ainda mais no mercado. 

Novas oportunidades na área 

Seguir próximo das inovações tecnológicas é um dos passos mais importantes ao decidir em qual área se capacitar. Observar as principais tendências, necessidades e demandas pode facilitar muito a escolha.  

Atualmente, uma grande exigência no setor é a especialização no BIM (Modelagem da Informação da Construção), que é o processo da criação do modelo virtual, em 3D, que serve para planejar e acompanhar uma obra, permitindo colaboração entre os diversos estágios da construção – de viabilidade, projeto, execução e operação. Com a recente obrigatoriedade da utilização dessa metodologia, estudá-la é essencial. 

Além do BIM, aprender a utilizar plataformas de gestão da construção também se tornou muito importante, visto que ao agrupar diversas soluções em um só local, é possível controlar todo o processo, do canteiro de obras até o pós-venda. Por meio da integração dessas plataformas com a nuvem, é possível gerenciar todos os processos da construção, mesmo na obra, com um celular. Assim, um pedido de compra feito já gera automaticamente uma ordem de pagamento, por exemplo.  

Ademais, entre outras tecnologias que vão sendo integradas ao processo de construção e que também exigem preparo e conhecimento do profissional, podemos citar os drones para inspeção de obras, impressoras 3D, realidade virtual e aumentada, entre outros.  

 

Capacitação pode ajudar em cenários turbulentos 

Entretanto, apesar das boas notícias pontuadas acima, é inegável que 2022 trouxe novos desafios para o setor: a elevação da Selic para patamares acima de 13%, reduzindo a procura por novos financiamentos imobiliários e causando uma queda de 42% no lançamento de imóveis residenciais nos primeiros três meses desse ano, segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC).  

Com o estopim do conflito na Europa, entre Rússia e Ucrânia, o preço das matérias primas disparou, afetando a inflação de materiais do setor e dificultando novos investimentos.  

No momento, o setor da construção civil se mostra atrativo para quem trabalha, mas nebuloso para quem investe. Por isso, ainda é difícil prever como será o próximo semestre, já que a economia brasileira precisa mostrar sinais de estabilidade para retornar ao cenário propício para novos investimentos.  

Porém, se o setor conseguir mostrar sua resiliência, acredito que as boas notícias voltarão a tomar conta. Quando isso acontecer, o profissional que estiver capacitado e preparado para lidar com as tendências tecnológicas disponíveis, com certeza sairá na frente. 

 

*Diretor de Marketing e Estratégia do Sienge.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: