Conceituada obra sobre turismo agora também em português - Trama
Voltar para sala de imprensa

Conceituada obra sobre turismo agora também em português

Em sua oitava edição nos EUA, o livro Turismo – Princípios, Práticas e Filosofias, considerado um clássico do setor, está sendo lançado no Brasil pela Editora Bookman. Escrito por Charles R. Goeldner, J. R. Brent Ritchie e Robert W. McIntosh, o texto trata dos principais conceitos da atividade, dos fatores que a torna viável e de como ela pode se tornar uma atividade importante na riqueza global.

Escrito em termos amplos, o livro discute os princípios, práticas e as filosofias do turismo que se mostraram bem sucedidas. Segundo os autores, o turismo nada mais é uma espécie de arte, negócio ou até mesmo ciência, que estuda uma maneira de atrair visitantes a determinado local e hospedá-los com qualidade. “O setor é um dos que mais crescem no mundo. As nações que recebem turistas contam com o indiscutível benefício econômico, que pode auxiliar ainda mais no seu desenvolvimento”, enfatizam.

O texto apresenta ainda discussões a respeito das influências sociais, políticas e econômicas exercidas pelo setor na atualidade. Os autores enfatizam que é preciso estar atento ao tipo de estratégia e planejamento usados para atrair e aumentar o fluxo de turistas nas cidades, para que as conseqüências não sejam negativas tanto no âmbito social quanto ambiental.

De acordo com o Prof. Dr. Mario Carlos Beni, titular da ECA/USP e responsável pela apresentação do livro, a grande contribuição dos autores nesta obra é permitir uma visão holística do turismo e seu impacto global tanto na dimensão econômica quanto na social, cuidando também da estrutura organizacional pública e privada do setor, entrando no planejamento do sistema de turismo com formulação de políticas de desenvolvimento sustentável, passando pelo marketing estratégico e fechando com projeções do turismo neste século.

O livro é dividido em seis partes. A primeira, intitulada Visão Geral do Turismo, apresenta uma visão geral da atividade. Como o Turismo está organizado é o título da segunda parte, que trata das organizações governamentais e do setor privado que oferecem serviços, produtos e destinações aos viajantes. Na terceira parte, Entendendo o Comportamento de Viagem, são abordadas as motivações e o comportamento de viagem, além da sociologia do turismo.

A quarta parte da obra leva o tema Oferta, Demanda, Política, Planejamento e Desenvolvimento do Turismo e é dedicada ao planejamento do turismo e a um exame mais profundo dos seus componentes. Em Elementos Essenciais da Pesquisa e do Marketing Turísticos, nome do quinto capítulo, os autores examinam os campos importantes da pesquisa e do marketing para o turismo. E a última parte do livro, Perspectivas para o Turismo, trata de projeções para o turismo no século 21 e sugere de que forma o setor pode se preparar para dar conta do crescimento futuro e atender aos desafios.

Milhares de alunos da área usaram edições a anteriores desta obra no início de suas carreiras. O título é destinado principalmente ao uso em cursos superiores, mas também oferece informações úteis para organizações das áreas de planejamento e desenvolvimento do turismo, promotores, estabelecimentos de hospedagem e outras empresas, companhias de transporte, companhias de combustíveis e qualquer organização que esteja interessada ou envolvida na movimentação de pessoas que deixam suas casa para viagens de trabalho ou de lazer.

Serviço:
Turismo – Princípios, Prática e Filosofias
Autor: Charles R. Goeldner, J. R. Brent Ritchie e Robert W. McIntosh
Formato e Número de Páginas: 21 x 28 cm; 480 páginas
Preço: R$ 86,00
À venda nas principais livrarias do país ou no site da artmed www.artmed.com.br

Sobre a Bookman
A Bookman Companhia Editora é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros nas áreas de ciência e tecnologia. Seu catálogo inclui títulos de administração, ciência da computação, economia, engenharia, matemática, química e turismo.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: