Voltar para sala de imprensa

Colégio Tableau, de Taubaté, anuncia proposta educacional inovadora para ano letivo de 2003

O Colégio Tableau, localizado em Taubaté, em São Paulo, anuncia a adoção da proposta educacional do sistema Pueri Domus Escolas Associadas (PDEA). A escola é a primeira da cidade a associar-se a instituição educacional, que é uma referência para pais e profissionais de todo o país.

O Pueri Domus Escolas Associadas é uma entidade formada pela associação de 120 escolas particulares. O material pedagógico, produzido especialmente para essas escolas, valoriza o processo de construção do conhecimento do aluno e obedece as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em busca de um ensino mais qualitativo e solidário, a Associação estimula, por exemplo, o envolvimento da comunidade escolar em trabalhos de reflexão e sensibilização social.

“Decidimos adotar o método do PDEA porque queremos oferecer uma nova proposta educacional para a cidade de Taubaté, por meio da construção do conhecimento, preparando o aluno para a vida”, declara Silvana Patrícia dos Santos, diretora pedagógica do Colégio Tableau. A instituição faz parte do grupo educacional ETIP/TABLEAU, que há 25 anos vem ampliando sua atuação nos ensinos profissionalizante, fundamental e médio, com o objetivo de viabilizar a formação de jovens e adultos nos municípios em que atua no Estado de São Paulo. Atualmente, o Colégio mantém unidades em Caraguatatuba, Jacareí, Jundiaí, São José dos Campos e Pindamonhangaba.

Moderna proposta pedagógica
As escolas que participam do Programa do Pueri Domus Escolas Associadas adotam uma nova visão em educação com concepções e ações dirigidas à perspectiva cultural do ensino, superando a rigidez do currículo fundamentalmente acadêmico. Pioneira na introdução de mudanças educacionais, a entidade antecipou-se à reforma desencadeada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, promovendo a reorganização curricular por meio de um programa educacional que leva em conta as demandas do mundo contemporâneo.

O Programa Educacional oferece às escolas particulares de todo o Brasil um material pedagógico diferenciado, que valoriza o processo de construção do conhecimento e de valores éticos e propõe que a escola deva assumir uma função social maior que a de apenas transmissora de conhecimento. Para o Pueri, a escola deve assumir o papel de protagonista social, envolvendo crianças, jovens, educadores, pais e comunidade em ações sociais transformadoras. Dois itens importantes são a formação contínua dos educadores e o desenvolvimento de publicações pedagógicas diferenciadas, que são os principais pontos de apoio na relação professor-aluno-aprendizagem.

Segundo Tirone Francisco Chahad Lanix, diretor do Pueri Domus Escolas Associadas, o programa da entidade é um dos pioneiros na utilização de publicações pedagógicas elaboradas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. São mais de 80 títulos, produzidos por uma equipe especializada de professores e autores de renome. “As publicações são apresentadas em forma de cadernos distribuídos em três segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e vêm acompanhadas pelo Caderno de Orientação do Professor (COP), que contém as informações necessárias para a boa utilização do material”, explica Tirone.

Diferenciais das publicações pedagógicas da associação
A apresentação dos conteúdos das publicações é bastante diferenciada dos livros tradicionais, já que foi criada a partir do princípio básico da integração das disciplinas por meio de um tema atual e sintonizado com o universo do aluno. Além disso, o material propõe textos e atividades desafiadoras; incentiva pesquisas e atividades que estimulam o pensar; valoriza o conhecimento prévio dos alunos; instiga a formação de conceitos a partir de discussões coletivas entre professores e alunos e utiliza várias tipologias textuais (textos jornalísticos, literários, informativos, etc.), com abertura para uso de recursos variados, como vídeo e música.

Perfil
Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de 120 escolas particulares, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva por meio da utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas, que atendem aos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de Encontros de Formação Contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.

Descrição: O Colégio Tableau, localizado em Taubaté, em São Paulo, é o primeiro da cidade a associar-se ao sistema educacional Pueri Domus Escolas Associadas.
Tamanho: 829 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada
Descrição: Material didático adotado como nova proposta pedagógica da Escola Aquarela, primeira instituição do Amapá a associar-se ao Pueri Domus Escolas Associadas..
Tamanho: 1.145 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: