Voltar para sala de imprensa

CDI e Pinnacle Systems inauguram laboratório de áudio e vídeo digital

O objetivo final do CDI-RJ com a inauguração do laboratório é que ele seja mais um instrumento para o desenvolvimento das comunidades de baixa renda

O laboratório digital de aúdio e vídeo, inaugurado pela CDI e pela Pinnacle Systems, é um instrumento para o desenvolvimento das comunidades de baixa renda.São Paulo, 11 de setembro de 2003 – O Comitê para Democratização da Informática do Rio de Janeiro (CDI-Rio) e a Pinnacle Systems, líder mundial de soluções para edição de vídeo e agora de áudio, inaugurou no último dia 09 um laboratório digital de aúdio e vídeo. O espaço, localizado dentro das instalações da organização, será para uso dos alunos das Escolas de Informática e Cidadania (EICs) ligadas ao CDI-Rio.

Inicialmente os estudantes das 10 EICs integrantes do projeto “Morro do Silício” usarão o laboratório para aulas, capacitação e treinamento em vídeo digital ministradas pela equipe do CDI e pela ONG “Nós do Cinema”, que é formada por meninos de baixa renda participantes do filme “Cidade de Deus”. A proposta do laboratório é de que, ao final, os alunos das EICs estejam aptos a produzir pequenos documentários digitais.

A preparação da equipe que ministrará os workshops conta com apoio da Pinnacle Sys na formação dos educadores. Nesses treinamentos, os jovens das comunidades beneficiadas receberão instruções para o correto uso das ferramentas, bem como o conhecimento básico para elaboração da produção, filmagem, roteiro, edição, etc. O laboratório da Pinnacle Systems/CDI-Rio é equipado com duas ilhas de edição: uma semi-profissional, com a placa Studio Deluxe e o software de edição Studio 8 e outra profissional, com a solução Edition DV. .

“Usar a tecnologia da Pinnacle Systems garante uso escalar dos equipamentos, desde o super básico até o profissional”, afirma Ricardo Scheneider, coordenador do CDI-Rio. Já para Jaime Paez, diretor de vendas da Pinnacle Systems para América Latina, “é muito importante para a companhia patrocinar e contribuir com o aperfeiçoamento da mão-de-obra qualificada em informática e, conseqüentemente, possibilitar a geração de renda no país através do trabalho realizado pelo CDI-RJ”, diz.

Morro do Silício
O projeto “Morro do Silício” é um programa de educação de informática financiado por instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cisco, Juniper Networks, Global Fund for Children e NCE/UFRJ, com o apoio do Comitê para Democratização da Informática (CDI). Nesses centros, o ensino da informática não é o maior objetivo. O que se quer, mais que isso, é ensinar a comunidade a usar a tecnologia como um passo na busca de geração de renda e de emprego. É uma maneira de fazer com seus alunos sirvam à própria comunidade, com pequenos empreendimentos. Por isso, o projeto prevê também a capacitação em programas e tecnologias mais avançadas, como redes locais, programação e produção de áudio e vídeo digital. As 10 EICs integrantes do “Morro do Silício” estão localizadas no Rio e em municípios próximos: Pilares, Estácio, Nova Iguaçu, Mangueira, Tijuca, Niterói, Maracanã, Ilha do Governador e Parada de Lucas.

Ao final dos treinamentos de edição de áudio e vídeo, os participantes dos workshops produzirão um documentário conjunto sobre o cotidiano de suas comunidades. Este será o segundo trabalho concreto gerado a partir da instalação do laboratório da Pinnacle no CDI-Rio. Até aqui, só os alunos da EIC-Ceaca, do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, já tiveram a oportunidade de usar o local. Participaram como assistentes da produção do curta “Sapukay”, do “Nós do Cinema” exibido semanas atrás no “Festival Kinoforum”, em São Paulo, retratando o uso da informática na aldeia de índios Guarani, no município de Angra dos Reis (RJ).

Studio Deluxe
A placa de captura de vídeo modelo Studio Deluxe fabricado pela Pinnacle Systems permite capturar, editar e produzir vídeos caseiros. O produto se destaca por ser totalmente versátil, graças a sua capacidade de capturar tanto de fontes analógicas quanto digitais, permitindo que os usuários dos dois tipos de equipamentos, como câmeras e vídeo-cassetes, compartilhem o mesmo produto.

Mas o grande diferencial Studio Deluxe fica por conta do software Studio 8, com o qual o usuário pode criar DVDs, S-VCDs e V-CDs com recursos de vídeo profissionais e possuir sofisticados menus de capítulos idênticos ao de produções cinematográficas. Além de permitir editar filmes no computador e adicionar trilha sonora, efeitos especiais e legendas. Entre as principais novidades desse software estão os recursos para a produção e gravação de DVDs com a automática criação de menus de capítulos e a captura de imagens nos padrões MPEG-1, MPEG-2 e AVI.

Edition DV
Já o Edition DV é formado por uma placa digital firewire e um software com ferramentas profissionais para a edição de vídeo digital e autoria de DVD. Com recursos sofisticados, utilizados em produções e programas como o No Limite 1, da Rede Globo, e o Big Brother, nos Estados Unidos, o Edition é voltado, principalmente, para os usuários profissionais – produtores/broadcast, além de videomakers, educadores e webdesigners, entre outros.

O Pinnacle Edition, que acompanha a placa, é um software que provê aos usuários, profissionais ou não, ferramentas de alta qualidade e fácil utilização para a criação de conteúdo. Entre as suas características está a presença da ferramenta de processamento Sub-pixel, com a qual o editor consegue obter maior qualidade de vídeo finalizado. Além disso, a solução conta com a tecnologia de salvamento instantânea (Instant Save), uma das mais importantes ferramentas relacionadas à segurança. Inédita nos programas concorrentes, essa tecnologia é responsável por salvar, instantaneamente, cada mudança na edição do trabalho, evitando qualquer risco de perda de trabalho.

Perfil do CDI
O Comitê para Democratização da Informática é uma organização não-governamental, declarada de Utilidade Pública Federal, que tem como missão promover a inclusão social utilizando as tecnologias da informação e da comunicação como um instrumento para a construção e exercício da cidadania. Trabalha em comunidades de baixa renda e junto a instituições que atendam públicos com necessidades especiais, como portadores de deficiência física e visual, usuários psiquiátricos, jovens em situação de risco, presidiários, população indígena, entre outros.

Perfil da Pinnacle Systems
A Pinnacle Systems desenvolve soluções de produção de vídeo para broadcast, desktop e mercado de consumo, sendo líder em captura de vídeo e edição de vídeo em tempo real. Além disso, a empresa também possui produtos no segmento de áudio através da aquisição da Steinberg Media Technology AG. A Pinnacle Sys está sediada em Mountain View (Vale do Silício), Califórnia, USA e possui escritórios no Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Brasil, México e Cingapura, empregando cerca de 700 funcionários no mundo. A companhia já recebeu oito prêmios Emmy Awards por suas inovações técnicas para produtos de transmissão. Mais informações: www.pinnaclesysla.com.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: