São Paulo, 12 de fevereiro de 2004 – Pesquisa da IBM aponta um aumento de 2,1% de investimento das empresas de varejos em TI em 2003 e afirma que deve crescer ainda mais nos próximos cinco anos. Como prova disso, o maior grupo de varejo de materiais para construção, reforma e decoração do cone Sul, C&C Casa & Construção, resolveu intensificar seu canal de relacionamento com o cliente e adotou recentemente a solução de CRM da Plusoft Consulting & Solutions. O objetivo da implantação é aperfeiçoar e otimizar o atendimento ao consumidor.
O sistema de CRM que está sendo implementado na C&C foi especialmente desenvolvido para a vertical varejista. A solução, totalmente customizada para o varejo, permite a fácil elaboração de campanhas de marketing via Internet; possui total integração com ferramentas de Business Intelligence e roda na plataforma Microsoft.
A nova solução para relacionamento com clientes implementada pela C&C foi desenvolvida para otimizar os canais de comunicação entre empresas e seus clientes corporativos e consumidores finais, com o objetivo de melhorar e conferir maior assertividade às ações e atividades das áreas de contato com o cliente, como vendas, help desk, call center, comércio eletrônico e Web, além de possibilitar excelência na produtividade e maior pró-atividade para os usuários.
A solução de CRM da C&C está capacitada para se integrar com os diferentes sistemas corporativos e sua interface com os inúmeros bancos de dados permite otimizar o atendimento, promover o registro e acompanhamento on-line das manifestações de clientes e ações de marketing, possibilitando a criação de work-flow e objetivando um atendimento, ao mesmo tempo, eficiente e personalizado.
Pesquisa IBM
Um estudo feito pela IBM Business Consulting Services juntamente com a revista Executive Technology mostra que os investimentos em tecnologia da informação foram equivalentes a 2,1% do total de vendas do varejo, em 2003. Em 2002, o índice era de 1,8%. Foram questionados executivos de TI de empresas varejistas da América do Norte, Europa e Ásia, com faturamento anual superir a US$ 100 milhões. Cerca de metade das empresas consultadas tem receita acima de US$ 1 bilhão.
Ainda de acordo com a pesquisa, a terceirização deve aumentar bastante no setor, nos próximos cinco anos: 40% dos entrevistados afirmaram pretender dirigir ao menos 20% do orçamento para projetos realizados por parceiros. Isso significa mais do que o dobro do nível atual.
Perfil da C & C Casa & Construção
A C & C Casa & Construção é o maior grupo de varejo de materiais para construção, reforma e decoração do cone Sul. No total, a rede conta com 33 home-centers padronizados em termos de visual, atendimento, serviços aos clientes e administração, espalhadas pelos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mais uma central de Televendas, um departamento de vendas exclusivo para pessoa jurídica e construtoras, além da loja virtual ( www.c-cnet.com.br ). No total, a C&C dispõe de um mix superior a 40 mil produtos, inclusive produtos de marca própria. A C & C possui o maior estoque de pisos, azulejos, esquadrias, louças, metais sanitários, tintas e demais artigos para a casa e construção do Brasil. O quadro funcional da empresa é composto por mais de 3.000 colaboradores e 1.500 promotores e prestadores de serviços.
Perfil da Plusoft Consulting & Solutions
A Plusoft Consulting & Solutions é uma empresa brasileira que atua desde 1987 no desenvolvimento de soluções e na consultoria para implantação e otimização de centrais de relacionamento. A trajetória da Plusoft permitiu implantar e customizar soluções em mais de 120 companhias, em 16 diferentes verticais de negócio como Indústria, seguros, finanças, saúde, educação, farmacêutica e outras. Alguns clientes Plusoft: Nestlé, Unilever, Coca-Cola, Johnson & Johnson, Black&Decker, Bayer, Brasilprev, Icatu Hartford, Melhoramentos, Hospital Samaritano, Ibmec, Parmalat, Merck Sharp & Dohme, Laboratório Fleury, Natura, Banco Santos, BMG, Funcesp, Basf, Ely Lilly, entre outros.