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Carência de formação e dificuldade de transpor didática para o ensino remoto prejudicam educação inclusiva, aponta estudo

Análise realizada em conjunto por Kearney, Amankay, Labor e rede pública de ensino do Estado de São Paulo revela que, para 87% dos diretores escolares e dos professores, a qualidade do ensino para alunos com deficiência encontrou desafios ainda maiores durante pandemia, apesar das ações desenvolvidas pela Diretoria de Ensino Região Sul 3 e pela Escola de Formação dos Profissionais da Educação de Estado SP e Coordenadoria Pedagógica – EFAPE/COPED.

Carência de formação e dificuldade de transpor didática para o ensino  remoto prejudicam educação inclusiva, aponta estudo

 

São Paulo, 08 de dezembro de 2020 – A Kearney, uma das maiores consultorias globais de gestão estratégica e sustentabilidade, em conjunto com o Amankay, instituto de estudos e pesquisas com foco na inclusão, e a Labor Educacional, ONG consultora de escolas públicas, acaba de divulgar os resultados de sua primeira pesquisa sobre Educação Inclusiva na Diretoria de Ensino Sul 3, na cidade de São Paulo. A pesquisa quantitativa ouviu 763 professores e 48 diretores de escolas públicas estaduais dessa Diretoria de Ensino para compreender o real impacto da pandemia sobre o ensino regular e, mais especificamente, sobre alunos com deficiência.

Segundo a análise, ainda é baixo o índice de alunos com deficiência matriculados – apenas 1% dos estudantes nessa Diretoria de Ensino possui algum tipo de deficiência, índice um pouco abaixo dos 1,5% registrados na rede pública do Estado de São Paulo (2019), segundo a “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência” do Governo do Estado de SP.

De acordo com a pesquisa, no total, são 470 alunos com deficiência matriculados nas 48 escolas pesquisadas. Quase todas (94%) possuem ao menos um aluno com algum tipo de deficiência. A diversidade de deficiências, no entanto, é significativa: 72% das escolas pesquisadas informam atender quatro ou mais condições de deficiências, distúrbios e/ou transtornos distintos. “As mais comuns são deficiência intelectual (88%) e autismo (63%) afirma Marta Gil, Coordenadora do Amankay e uma das responsáveis pelo estudo. Quanto aos distúrbios, os relacionados à aprendizagem são os mais frequentes (29%).

Pouca infraestrutura especializada e capacitação dos professores

Embora a maioria das escolas tenha alunos com deficiência, apenas 20% delas declaram contar com salas equipadas com recursos para atendimento educacional especializado. E, ainda que 95% dos diretores entrevistados digam que o tema da educação inclusiva tem “alta” ou “muito alta” importância, apenas 24% consideram que a educação inclusiva está contemplada no Projeto Político Pedagógico de suas escolas. “Repriorizar as iniciativas de inclusao e capacitação digital passa a ser uma prioridade para 2021”, diz Carol Fonseca, Gerente Geral da Labor Educacional que colaborou na pesquisa

Na visão dos docentes, os obstáculos enfrentados pela Educação Inclusiva foram agravados pela necessidade de adotar o ensino remoto por conta da pandemia. Isso porque empregar as melhores práticas de Educação Inclusiva tornou-se mais complicado durante o isolamento, principalmente pela dificuldade em transpor a didática para o formato remoto.

O estudo indica que essa dificuldade pode ser explicada, em parte, pela carência de formação, já que apenas 38% dos professores informaram participação em formação no tema de Educação Inclusiva, embora a Diretoria de Ensino Região Sul 3 tenha ofertado formações durante o segundo semestre de 2020.

Antes da pandemia, o ensino presencial para alunos com algum tipo de deficiência já enfrentava grandes desafios, sendo os mais relevantes, na visão dos docentes, a falta de material adaptado em sala de aula (66%), a falta de sala de Atendimento Educacional Especializado (59%) e infraestrutura inadequada para a mobilidade do aluno (56%).

Durante a pandemia, a esses obstáculos somaram-se dificuldades associadas à falta de recursos básicos em casa para que os alunos consigam participar das aulas remotas (44%), dificuldade em transpor a didática para o formato remoto (31%) e manter a atenção dos alunos com deficiência (26%).

 

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