Campanha da AMIB marca o Dia Nacional de Atenção à Disfagia - Trama
Voltar para sala de imprensa

Campanha da AMIB marca o Dia Nacional de Atenção à Disfagia

Com o mote “Alimente-se bem, alimente-se com segurança: diga não à disfagia”, iniciativa reforça importância da avaliação fonoaudióloga nas UTIs

São Paulo, 19 de maio de 2018 – A AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira realiza campanha de conscientização para marcar o Dia Nacional de Atenção à Disfagia – 20 de março, data em que são realizadas iniciativas com o objetivo de prevenir e orientar sobre o que fazer diante da suspeita do problema, cujas alterações geradas no processo de deglutição podem resultar em alto índice de mortalidade, devido à possibilidade de aspiração de alimentos, secreção e saliva para as vias aéreas inferiores.

A campanha “Alimente-se bem, alimente-se com segurança: diga não à disfagia” visa divulgar a importância da avaliação fonoaudiológica de forma precoce e já mobilizou e treinou fonoaudiólogos e equipes multiprofissionais em diferentes UTIs brasileiras para realizarem triagem, avaliações e diagnóstico adequado em pacientes críticos ao longo da semana. Mais de 1.200 leitos de 35 hospitais serão beneficiados pela campanha.

Além dos leitos beneficiados, a AMIB destaca diretrizes sobre como diagnosticar e proceder em casos de disfagia nas UTIs, além de destacar a importância do profissional de fonoaudiologia na equipe multidisciplinar.

Fonoaudiólogo na UTI

O fonoaudiólogo que atua na UTI tem como objetivo a manutenção da vida, pois previne riscos de complicações pulmonares e nutricionais. Além disso, este profissional tem também a função de melhorar a qualidade de vida do paciente crítico garantindo uma alimentação de forma segura, com ganho nutricional e melhor prognóstico do quadro.

Como perceber a disfagia nas UTIs? Confira dicas

  • Em seu horário de trabalho junto ao paciente, durante a alimentação ou durante a oferta de medicamentos, você observa se o paciente permanece muito tempo com o alimento/medicação na boca sem engolir?
  • Durante a alimentação, o paciente apresenta dificuldades para mastigar os alimentos sólidos?
  • Durante a alimentação, ou quando está sendo medicado, o paciente apresenta tosse, engasgos ou alteração respiratória?

Se você já presenciou ou presencia alguma dessas situações, você poderá estar diante de um paciente com disfagia.

Como proceder diante da suspeita de disfagia?

  • Manter o decúbito elevado no mínimo de 30º
  • Notificar e aguardar a equipe de Fonoaudiologia para a possibilidade de avaliação e intervenção junto ao paciente.

A equipe de Fonoaudiologia irá orientar sobre a possibilidade de modificação na consistência do alimento, uso de utensílios, postura corporal, velocidade de alimentação, manobras para a facilitação da deglutição e para a manutenção de uma alimentação segura.

O Departamento de Fonoaudiologia da AMIB ressalta que ações de conscientização e de divulgação da disfagia podem e devem ser replicadas ao longo do ano, para garantir que as equipes multidisciplinares estão o paciente crítico alimente-se bem e com segurança.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: